Trabalhando com conforto

Trabalhando com conforto

Atualizado: Sexta-feira, 29 Fevereiro de 2008 as 12

Com exceção das mulheres que têm gravidezes de alto risco ou exercem ocupações que podem ocasionar danos à saúde gestacional, a futura mamãe pode trabalhar normalmente até o período final da gravidez - ou um pouquinho antes. De acordo com os especialistas, entretanto, ela deve seguir algumas recomendações básicas para garantir conforto e tranqüilidade no ambiente de trabalho. Veja, algumas dicas!  

Quando o assunto é o bem-estar da gestante no trabalho, a mulher deve ter uma boa conversa com seu obstetra logo no início da gravidez. Ao explicar exatamente o que faz, como é o lugar onde trabalha, se fica muitas horas sentadas ou em pé, entre outros fatores, o médico terá condições de analisar se a ocupação oferece algum risco à gestação - como é o caso de quem lida com materiais químicos, excesso de esforço físico, etc.

Estando liberada para o trabalho, é hora de pensar em tudo o que pode facilitar sua rotina. Afinal, você terá de lidar com incômodos típicos da gravidez, como enjôos, indisposição, inchaços, etc. Veja algumas dicas para tornar seu dia-a-dia mais confortável.

Dicas para a futura mamãe

Pausas revitalizantes. Não importa se você exerce uma ocupação simples, como atender ao telefone. Sempre que possível, pare o que está fazendo para dar uma descansadinha. O ideal é fazer, no mínimo, uma pausa a cada duas horas. Se você trabalha sentada, por exemplo, levante-se para dar uma voltinha, tomar um ar fresco. Quando o trabalho exige que você fique em pé a maior parte do tempo, sente-se e fique com os pés para o alto.

veja também