Trainee: empresas procuram profissionais que tenham os mesmos valores

Trainee: empresas procuram profissionais que tenham os mesmos valores

Atualizado: Quarta-feira, 27 Janeiro de 2010 as 12

Terminada a faculdade, o profissional pode optar por ser trainee em uma empresa. Terminada a faculdade, o profissional pode optar por ser trainee em uma empresa. Mas, para isso, é preciso que ele passe por um processo de seleção.

De acordo com a gerente da Foco Talentos, Renata Schmidt, as empresas buscam recém-formados que tenham conhecimento em idiomas e em informática. Além disso, elas procuram pessoas que tenham os mesmos valores e que possam ser desenvolvidas no banco de talentos. "As competências mais solicitadas seriam trabalho em equipe, comunicação e comprometimento", afirmou a gerente.

Seleção

Segundo Renata, para um candidato se dar bem em um processo de seleção para trainee, ele tem de pesquisar se a empresa tem os mesmos valores que ele.

"O candidato tem de entender se a empresa realmente interessa a ele e tem de ser ele mesmo", completou Renata, que ainda acrescentou que é importante o candidato estudar para os testes on-line, que costumam ser aplicados neste tipo de seleção.

Trainee

Para ser trainee, o profissional tem de ter o curso superior completo. Quando contratado, ele passa por várias áreas da empresa, até ser direcionado para uma.

Segundo Renata, quando o trainee está sendo treinado na empresa, é mais fácil identificar nele o perfil que a companhia precisa do que buscar no mercado. Além disso, a carreira desse profissional é mais acelerada e a chance de sucesso na empresa é maior.

O salário médio de um trainee está em torno de R$ 3,5 mil a R$ 4,5 mil, dependendo da empresa em que trabalha e da área de atuação.

Empresa

De acordo com Renata, as empresas perceberam que muitas não têm plano de sucessão na carreira, por isso é importante desenvolver um banco de talentos.

Quando uma empresa contrata um trainee, ela está investindo nesse profissional para que um dia ele possa substituir outro. "Normalmente, as empresas contratam o trainee para que ele fique na empresa", disse a gerente.

veja também