Tratamentos dermatológicos podem ser presentes para o dia dos pais

Tratamentos dermatológicos podem ser presentes para o dia dos pais

Atualizado: Quarta-feira, 6 Agosto de 2008 as 12

A procura por produtos e tratamentos dermatológicos não é mais uma preocupação apenas do sexo frágil. O fato é que a vaidade masculina derrubou preconceitos, ultrapassou as fronteiras das gôndolas das farmácias e invadiu os consultórios e clínicas de dermatologia. Entre os procedimentos mais procurados temos os lasers para remoção de pêlos, peelings para rejuvenescimento e melhora da textura da pele, toxina botulínica (botox), lasers fracionados que ajudam na estimulação da produção do colágeno, além dos preenchimentos para atenuar as rugas e preencher os sulcos.

"A quebra deste tabu - que no máximo da vaidade masculina era restrito apenas ao ato de barbear - é resultado do mundo moderno, onde temos o aumento da expectativa de vida, com homens acima de 50 anos querendo mostrar juventude já que estão no auge da vida profissional", esclarece Dra. Paula Bellotti - membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Socieétè Française Dermatologie. Mas, a busca pela beleza vai mais adiante. Na verdade, ela é resultado da consciência masculina "de que cuidar e proteger a pele é uma questão de saúde, de bom gosto e bem-estar do homem contemporâneo", complementa.

Antigamente, este tipo de atitude era sinal de desconfiança. Apenas 1 em cada 100 homens admitia que comprava cosméticos. Hoje este índice está em 1 em cada 15 consumidores. Segundo Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o segmento for men cresce em média 10% a cada ano e nas clínicas isso não é diferente. "Hoje em dia não são apenas os brasileiros que descobriram o potencial da medicina brasileira. Os portugueses, americanos, alemães, espanhóis, suecos e suíços também já fazem parte na nossa carteira de clientes. Muitos aproveitam o período de férias para realizarem os procedimentos dermatológicos, o famoso turismo de beleza no Brasil", ressalta a especialista.

Procedimentos mais procurados

LightSheer ou Diodo: Tratamento de última geração para remoção de pêlos. Pode ser realizado em todos os tipos de pele e em qualquer região do corpo. Atualmente, o procedimento é associado com o Cryo-5 (aparelho que permite um resfriamento total da pele) tornando o tratamento absolutamente tolerável. O número de sessões varia de acordo com o tipo de pele. A duração do tratamento e do número de sessões pode variar, pois depende da área a ser tratada e de alguns fatores como: tipo de pele, cor e espessura do pêlo e número de pêlos em cada fase de crescimento.

Toxina botulínica (botox): É indicado para reduzir a contração muscular, atenuando linhas de expressão, rugas entre as sobrancelhas, ao redor dos lábios e pescoço, linhas da testa, "pés de galinha". São injetadas diretamente no músculo quantidades mínimas da substância, sem risco de se espalharem pelo organismo. A duração do tratamento é de 3 a 5 meses, mas após algumas aplicações sucessivas, o efeito se prolonga um pouco mais, podendo durar até 8 meses.

Peeling superficial (de cristal): Trata-se de um procedimento mecânico que promove uma esfoliação das camadas mais superficiais da pele (dermoabrasão), melhorando sua aparência e eliminando irregularidades, manchas, proporcionando uma nova textura à pele, deixando-a com viço e renovada. É um processo rápido, indolor e não-invasivo. Ele pode ser realizado em qualquer tipo de pele. Além disso, não tira o paciente do seu dia-a-dia. O número de sessões varia de acordo com a quantidade de manchas.

Fraxel 1500: Novíssima tecnologia, revolucionária no tratamento do fotoenvelhecimento, regenerando a pele de dentro para fora, tratando rugas profundas ao redor da boca e olhos, cicatrizes de acne e manchas na pele do rosto, colo e mãos. Com um pequeno número de sessões é capaz de tratar alterações tanto da camada superficial (manchas) como da camada profunda (colágeno), melhorando a qualidade da pele como um todo.

Star Lux Deep IR: É usado em tratamento de rejuvenescimento facial, melhorando a flacidez e restaurando o contorno facial, através da estimulação de colágeno. Por atingir a pele de forma mais profunda, também é utilizado no corpo para tratamento de flacidez e celulite. A ponteira Deep IR é um infravermelho fracionado que penetra até seis milímetros na pele, promovendo a contração imediata do colágeno, melhorando a flacidez já na primeira sessão.. São necessárias de três a cinco sessões com intervalos quinzenais. O método é indolor, não-invasivo e pode ser aplicado em qualquer tipo de pele, durante todo ano associado ou não a outros tratamentos.

Thermacool NTX: Método eficaz para combater a flacidez da pele, promovendo seu rejuvenescimento. Utiliza a tecnologia de radiofreqüência, emitindo pulsos (ondas de calor), agindo nas camadas mais profundas da pele reestruturando as fibras de colágeno. Suas novas ponteiras tornaram o procedimento mais rápido e indolor. A aplicação é única e quando realizada de seis em seis meses mantém o tônus da pele, evitando a flacidez. Após o procedimento a pele poderá ficar vermelha, mas em algumas horas voltará ao normal e o paciente não precisará se afastar de suas atividades normais. Os resultados são visíveis após quatro semanas e o e efeito máximo é visto em até seis meses após o procedimento. É recomendado como prevenção a partir dos 30 anos.

É importante ressaltar que todos os procedimentos devem ser realizados por um médio dermatologista especialista.

veja também