Tratamentos estéticos para gestantes

Tratamentos estéticos para gestantes

Atualizado: Sexta-feira, 5 Dezembro de 2008 as 12

Fazer tratamentos estéticos durante a gravidez pode prejudicar a gestação? Essa é uma dúvida que sempre acompanhou a futura mamãe. O que acontece é que, por falta de informação e preparação, muitos profissionais da estética têm receio de lidar com a grávida, afinal, é um período de maior fragilidade e cuidado.

"Hoje existem produtos mais suaves que as gestantes podem utilizar, mas é importante que sejam liberados pelo médico", ressalta a professora Marilise Pinheiro da Cunha, diretora do Centro de Educação Profissional Martinus.

O ginecologista Dr. Ricardo Schwarz do Centro de Reprodução Humana Curitiba (CRHC) explica que geralmente os tratamentos estéticos podem continuar no período da gestação. "É importante apenas que as futuras mamães e os profissionais da estética tomem cuidados para não prejudicar o bebê".

Existem alguns produtos, ressalta ele, que são proibidos para as grávidas. "Os que levam ácido glicólico, por exemplo, devem ser evitados durante toda a gravidez, pois são absorvidos pela pele e causam danos ao bebê", alerta Dr. Ricardo Schwarz. O especialista frisa que nas primeiras 20 semanas as gestantes não devem usar produtos químicos, tinta e os que tenham amônia.

Para saber como orientar melhor as futuras mamães, Marilise Cunha, recomenda que as esteticistas devem estar sempre atualizadas. "A profissional precisa estar atenta às necessidades da gestante para saber o que pode ou não fazer", frisa.

Tratamentos para prevenção de estrias e revitalização e limpeza da pele também são permitidos, desde que sejam usados os cosméticos corretos. São recomendadas ainda a hidratação da pele e a utilização do filtro solar. "As gestantes podem receber tratamentos que não sejam agressivos", esclarece a professora.

Um tratamento que pode ajudar muito a futura mamãe, e é liberado pelos médicos, é a drenagem linfática. "A gestante tem muita retenção de líquidos, dores nas pernas e lombares, por isso, misturar a drenagem com movimentos relaxantes ajuda a diminuir o edema e alivia as dores momentâneas", indica a diretora.

veja também