Travesseiros x Rugas

Travesseiros x Rugas

Atualizado: Quinta-feira, 18 Setembro de 2008 as 12

Passamos aproximadamente um terço de nossas vidas dormindo. Já se sabe que dormir bem é tão importante quanto ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Uma boa noite de sono não reflete apenas na qualidade de vida, mas também na longevidade do ser humano. A má postura ao dormir pode provocar o ronco, a apnéia, rotações, trações e hiperextensões do corpo, além de influenciar na formação de rugas.

Segundo Maura Favaro, da Onodera Cambuí-Campinas, as rugas denominadas 'dinâmicas' formam-se pela compressão da pele por movimentos musculares ou por pressão externa. "Com a constante pressão, elas se tornam rugas estáticas, ou seja, visíveis mesmo ao repouso. Quanto maior a compressão, maior a quantidade e profundidade delas", diz a especialista. "Quanto mais rodado estiver o corpo, maior será o peso sobre o rosto e a compressão, aumentando consideravelmente as linhas em toda a face apoiada sobre o travesseiro. Isso desde a área ao redor dos olhos até a linha dos lábios", acrescenta.

O ideal, segundo a profissional, é que mesmo estando de lado, a pessoa apóie-se adequadamente, de forma que dificulte a rotação do tronco e diminuindo a compressão sobre o rosto.

Além da postura correta, um travesseiro de boa qualidade também previne o aparecimento das chamadas 'rugas do sono'. A Duoflex, empresa especializada na fabricação de travesseiros de alta tecnologia, desenvolveu produtos que oferecem uma melhor absorção do peso e distribuição equalizada da pressão sobre o corpo.

O travesseiro Nasa Altura Regulável, feito de material visco-elástico, é auto-moldável e termo-sensível. O produto age como um amortecedor, pois se adapta ao contorno do corpo. Além dessas características, o travesseiro possui altura regulável, oferecendo a possibilidade de ter quatro níveis de altura, o que significa poder somar ou subtrair camadas, de acordo com a necessidade. "Esses fatores permitem uma posição natural de descanso, prevenindo dores na cabeça, pescoço, costas, braços e ombros, além de evitar a pressão do rosto sob o travesseiro, que poderá causar as rugas de expressão", afirma a gerente de marketing da Duoflex, Paola Capitanini.

O momento do sono é reparador e se tomarmos alguns cuidados com a postura, poderá fazer uma grande diferença para a saúde do nosso corpo.

veja também