Trocar o pneu do carro não tem segredo

Trocar o pneu do carro não tem segredo

Atualizado: Quinta-feira, 30 Outubro de 2008 as 12

Trocar um pneu pode ser algo muito fácil para alguns e impossível para outros. Com exceções, o "alguns" significa homens e "outros", nesse caso, as mulheres. Mas, na verdade, trocar o pneu do carro pode ser uma tarefa menos árdua do que se pensa.

Para as mulheres, não há motivo para o desespero. Se houver disposição de colocar mãos à obra, a troca de pneu segue somente alguns passos básicos e nada complexos. Para os homens que se julgam experts nesta tarefa, há alguns macetes de segurança que facilitam o trabalho.

Algumas dicas importantes podem e devem ser levadas em consideração. Além disso, vale ressaltar que a precaução no momento de trocar o pneu avariado é fundamental, uma vez que uma sinalização mal feita pode gerar um acidente. Por isso, a dica é procurar um local seguro para realizar a troca e sinalizar com o triângulo.

Algumas dicas importantes para uma troca simples e segura:

com o carro parado, pegue a chave-de-roda e faça força para desrosquear os parafusos, aproveitando que o peso do carro ajuda na não-movimentação do pneu e facilitando essa parte da tarefa; posicione o macaco embaixo do carro e gire a manivela para que ele fique bem próximo do chão do veículo, mas sem tocar - esse é o momento de posicionar corretamente: normalmente do meio para trás no caso do pneu traseiro ou do meio pra frente, se for o dianteiro; retire o pneu e, como uma medida de segurança, coloque o furado embaixo do carro, ao lado do macaco. Caso o macaco solte, a roda funcionará como um backup; coloque o estepe no disco de roda e encaixe os parafusos, com uma leve rosca nos respectivos buracos, apenas fazendo com que o pneu esteja fixo. agora, desça o macaco e aperte os parafusos com o máximo de força que você conseguir. Uma vez rosqueado, cheque se ele não está murcho. Vale ressaltar a importância de também calibrar o estepe, para evitar que outra surpresa desagradável saia do porta-malas. Em cada manual de carro existe o número correto de libras a serem calibradas em cada pneu do veículo.

Leve o pneu furado a um borracheiro mais próximo para que ele veja se o problema do pneu é realmente um furo ou apenas um esvaziamento casual. Em ambos os casos, saber trocar o pneu não é complicado como parece.

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