Vai casar? É hora de fazer sua lista de presentes!

Vai casar? É hora de fazer sua lista de presentes!

Atualizado: Segunda-feira, 20 Abril de 2009 as 12

Quando alguém se casa, sempre surge a pergunta inevitável entre os convidados: Qual o presente mais adequado? Para evitar surpresas desagradáveis, o ideal é os noivos fazerem uma lista de casamento com sugestões de presentes. Com algumas dicas, é possível os convidados fazerem boas escolhas entre os itens relacionados.

Certamente, todos pensam em presentear os noivos nessa data tão especial. Por isso, para evitar surpresas desagradáveis e presentes indesejáveis, que no final das contas você não saberá o que fazer com eles, o melhor é disponibilizar uma lista de casamento em uma ou duas lojas, nas quais possa escolher o que mais gosta e precisa.

As listas de casamento se tornaram imprescindíveis em um evento deste tipo. Com certeza, você gastará tempo para fazê-la, mas valerá a pena.

O "mapa da lista"

Para fazer uma lista de casamento com itens bonitos e funcionais, é preciso se sentar com calma e decidir quais os presentes que mais se ajustam às necessidades. Algumas dicas podem ajudar na escolha:

1. Faça uma lista com itens de todas as faixas de preço, assim, ninguém precisará se endividar com o presente.

2. Como nem todos os convidados irão fazer uma visita, tenha a garantia de que você poderá trocar parte dos presentes por dinheiro ou outros produtos na loja onde você deixará a lista de casamento.

3. Algumas lojas oferecem listas de casamento on-line, com vários serviços aos noivos - como o monitoramento dos itens - e a possibilidade de os convidados fazerem todo o processo de compra através da internet.

4. Alguns de seus amigos podem se juntar para preparar uma grande surpresa, por isso é possível ao casal se permitir algum luxo, já que a despesa será dividida.

5. Busque conselhos de quem tem experiência nesse tipo de assunto e não hesite em perguntar às mães e avós. Mesmo que não seja necessário a princípio, algum produto pode ser fundamental em outro momento.

6. Ao escolher entre eletrodomésticos pequenos ou grandes, avalie o espaço destinado a eles.

7. Se você escolher ganhar baixela, o mais recomendável é pedir duas; uma para uso diário e outra para grandes comemorações.

8. Cuidado com os acessórios para a casa. Vasos, porta-retratos e centros de mesa devem combinar perfeitamente com o lugar onde serão colocados.

9. Tanto se for a primeira casa dos noivos quanto se já houver uma residência meio montada, a lista de casamento servirá para renovar. Coloque suas preferências, seus convidados agradecerão.

veja também