Veja seis dicas para "brigar" com um homem - e não como homem

Veja seis dicas para "brigar" com um homem - e não como homem

Atualizado: Terça-feira, 26 Outubro de 2010 as 11:06

Se você é daquelas que ainda acha que homens e mulheres são ou devem ser iguais, então preste atenção às dicas abaixo dadas por um representante da espécie masculina. O escritor norte-americano John Crawford elaborou para o site Savvy Miss uma guia rápido sobre os principais erros que as mulheres cometem na hora de iniciar um papo sério ou uma discussão com o parceiro. Ele lembra que o seu companheiro pode não ser um mestre das palavras como o escritor inglês William Shakespeare, mas que é perfeitamente capaz de manter uma conversa adulta.

Veja o que não fazer e dicas de como agir para conseguir o que quer:

1)Não aja de maneira tão emotiva

Homens de maneira geral não foram ensinados a conhecer e a tomar contato com seus sentimentos. Homens vivem à parte de suas emoções. Por isso, objetividade é a chave para prosseguir com a conversa. Não faça perguntas do tipo "O que se passa no seu coração?" e tente conter lágrimas e gritos. Segundo o escritor, para tornar a informação efetiva, as emoções não devem ser mostradas, pois dão curto-circuito neles, que sentem-se ameaçados e desconfortáveis. A melhor estratégia é ir direto ao ponto.

2)Não se ofenda quando ele está fora do ar

Segundo o escritor, o relacionamento ganha muito se a mulher entender que o homem precisa de seus momentos no seu mundo particular. Isso acontece quando ele está largadão no sofá, completamente alienado, assistindo à TV, geralmente algum programa esportivo. Não pense e nem ouse abordá-lo com questões como "Qual o problema?" ou "No que você está pensando?"

3)Não faça críticas

Quando seu companheiro faz algo errado ou do qual não gosta, a dica é não iniciar uma discussão dizendo o quanto ele foi rude, grosseiro, como lhe falta sensibilidade etc. A partir do momento que você começa a lançar adjetivos, ele fica na defensiva e a discussão cresce sem conteúdo. A receita, segundo o escritor, é dizer como você se sentiu com a atitude dele e depois pedir para que ela não se repita. Assim a queixa sai em forma de pedido e não de crítica e o bofe terá mais condições de entender e seguir.

4)Não fale muito

Nem adianta tentar. Quanto mais você falar, menos ele irá dizer. Isso porque os homens detestam discussões e muitas vezes preferem se omitir só para ver a questão encerrada. Eles temem que qualquer explicação irá desencadear uma nova avalanche de palavras das mulheres (e eles estão certo, não meninas?). A recomendação é clara: fale o que quer e seja breve.

5)Não comece uma discussão importante no carro

Vale um esforço para não cometer esse erro. Discussões sobre questões importantes precisam ser tratadas com consideração e isso inclui uma conversa olho no olho. Blá-blá-blá dentro do carro podem levar a mal-entendidos, pois ambos estão olhando para a rua sem observar expressões nem a linguagem corporal.

6)Não faça suposições

A dica é para não fazer das diferenças entre os sexos um obstáculo para um bom relacionamento. Com um pouco de paciência e boa vontade, é possível fazer ajustes e levar tudo numa boa. Não coloque os mitos, muitos reforçados em livros sobre relacionamentos, à frente das situações reais.

veja também