Vestidas para Deus

Vestidas para Deus

Atualizado: Terça-feira, 17 Junho de 2008 as 12

Mulheres da igreja de Deus em Cristo adotam trajes de festa como forma de honrar ao Senhor durante os cultos

Por Myrian Rosário

Vestidos longos, muito brilho, saltos altos, penteados de festa, chapéus. É assim que as mulheres da Igreja de Deus em Cristo (COGIC) costumam se vestir para os cultos. O estilo original delas chamou a atenção durante a Cruzada com o Bispo Charles Blake, realizada nos últimos dias 12, 13 e 14 de junho, na Igreja Bíblica da Paz, em São Paulo.

"As mulheres da COGIC sempre se vestem assim. Essa tradição vem de muitos anos", explicou a missionária Fátima Assis. "As mulheres da COGIC, em todo mundo, são mulheres que foram escravizadas, que sofreram preconceito e tinham a necessidade de se apresentarem bem para a sociedade. É importante levar essa tradição da igreja para frente em qualquer lugar. Estamos homenageando a Deus, oferecendo a Ele o melhor".

Acostumada às saias e vestidos longos, a cantora Judith McAllister considerou "interessante" o estilo das brasileiras."Estive no Brasil há alguns anos e percebo que a moda mudou muito. Fui a um shopping center e vi que é quase impossível encontrar conjuntos de saia e blusa ou vestidos longos para comprar. As brasileiras usam muita calça comprida. Nossos estilos são muito diferentes", constatou. "Também fiquei impressionada com o número de mulheres maquiadas. Até as adolescentes pintam o rosto. Lá, as mães costumam orientar as meninas nesse sentido, dizendo que ainda é muito cedo".

Gola clerical

Pastores e líderes da COGIC são facilmente reconhecidos graças ao costume preto, com camisa branca e gola clerical. "A Igreja de Deus em Cristo tem uma série de idumentárias que identificam os líderes e seus devidos níveis", explicou o Pr. Paulo Assis. "Os hélderes e pastores sempre usam a gola clerical. Já os superintendentes também são reconhecidos porque usam com uma cruz. Assim, em qualquer lugar do mundo, pode-se identificar um líder e saber qual é o seu nível de liderança na igreja".

Embora as mulheres também possam pastorear, a COGIC não consagra pastoras. Outra curiosidade é que, quando em serviço, todas as líderes devem sempre usar saias.

Fotos: Getúlio Camargo, Maros Corrêa e Myrian Rosário

veja também