Vida longa ás mulheres

Vida longa ás mulheres

Atualizado: Quarta-feira, 5 Março de 2008 as 12

A importância das mulheres no cenário brasileiro cresce a cada dia. Só para começar, basta saber que elas representam mais de metade da população brasileira. São 96 milhões de mulheres contra 91 milhões de homens, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As mulheres representam mais de 40% da população economicamente ativa e segundo pesquisa realizada em agosto de 2006 nas seis principais regiões metropolitanas do País, 29,6% são responsáveis pelo sustento de seus domicílios.

A expectativa de vida da população feminina atualmente é de aproximadamente 72 anos contra os 65 anos de idade dos homens. Apesar de todos os avanços, a saúde da mulher é um tema que merece atenção especial. Ainda é grande a taxa de mortalidade materna, a violência doméstica contra a mulher, o número de óbitos por câncer ginecológico, de infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Doenças que podem chegar até 100% de cura quando diagnosticadas e tratadas a tempo, como o câncer de mama e de colo uterino, ainda matam milhões de mulheres a cada ano. Assim, aqui vale o velho ditado: ¨Melhor prevenir do que remediar¨.

A adoção de algumas medidas simples pode proporcionar à mulher uma melhora na qualidade de vida:

- Adote hábitos de vida saudáveis como a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, não ingestão ou pelo menos diminuição de bebidas alcoólicas, interrupção do fumo e combate à obesidade.

· Diminua o stress;

· Crie hábitos corretos de postura no trabalho e em casa;

· Evite dormir sem limpar a pele;

· Use filtro solar;

· Beba bastante líquido;

· Não deixe sintomas genitais sem tratamento;

· Faça sempre o auto-exame das mamas;

· Verifique sempre se a vacinação esta em dia;

· Faça visitas periódicas ao seu médico;

· Realize os exames preventivos indicados por seu médico.

A saúde, não só da mulher, mas de todos, é um bem precioso e deve ser preservada da melhor forma possível para garantir que as vitórias, conquistas e realizações femininas sejam celebradas em toda sua plenitude.

veja também