Vista cores fluorescentes sem medo

Vista cores fluorescentes sem medo

Atualizado: Terça-feira, 27 Outubro de 2009 as 12

Quando o assunto é cor, o verão 2010 será uma estação de extremos: de um lado, os tons pálidos e neutros; de outro, a cartela dos fluorescentes, bem acessos. Sinal de uma moda cada vez mais democrática, pronta para atender a todos os gostos, e que não se cansa de olhar para o passado.

Afinal, a tendência fluo tem a cara dos anos 80, quando a geração "new wave" adorava misturar um rosa-choque e um verde-limão no mesmo look sem medo de ser feliz. Dessa vez, o fluo aparece dando apenas um toque no visual, seja num pedaço da roupa ou nos acessórios.

Para a consultora de imagem Ana Vaz, o segredo para o fluo não pesar no visual "é usá-lo em pequenas doses, de preferência longe do rosto caso a pessoa não tenha uma coloração muito viva". Mas o que ela quer dizer com isso?

- Essas cores ficam melhores para quem tem cabelos e olhos bem pretos, pele bem branca; ou olhos bem azuis/verdes, bochechas bem rosadas e cabelos claros ou escuros. Pessoas com pouco contraste entre os tons da pele e do cabelo podem ser apagadas pelos tons fluo, e aí tudo que veremos será a cor da roupa, e não a pessoa.

Uma opção inteligente pra usar a tendência sem errar é mesclar o fluo a cores neutras, como o bege e o cinza claro, pois ele os acendem na medida certa. Com o preto, os tons fluo ficarão ainda mais vivos. O branco fica super fresco e é uma ótima opção para quem quer aqueles looks bem com a cara do verão.

Ana ainda ensina que o limite no uso e na mistura de tons "ligados na tomada" quem dá é a ocasião e o estilo de quem veste: "No ambiente de trabalho, por exemplo, somente doses bem pequenas são permitidas, pois eles tiram a atenção de você - o interlocutor de quem usa estes tons pode se distrair com a roupa e perder parte do discurso".

Tirando a questão do ambiente e se a pessoa tem um estilo mais ousado, dá até pra encarar o fluo em doses maiores. Porém, mais do que "colocar duas ou três peças, fica mais elegante usar uma peça maior. Deixar que ela seja a estrela do look", opina Ana, que ainda diz que a combinação make mais roupa fluo não funciona muito bem: "Eu acredito em um só foco de atenção. Deixaria só o make, assim também não fica com aquela cara de 'combinei a maquiagem e a roupa', sabe"?

E se você adorou a tendência, saiba que os fluos mais em alta para o verão serão o amarelo e verde bem cítricos, além do rosa choque. "O coral também é uma cor que deve aparecer bastante - e fica lindo nas ruivas (principalmente nas naturais) e nas louras douradas ou acobreadas (não nas acinzentadas)", conta Ana.

E quem ainda tem medo ou insegurança de aderir, dá pra ir se adaptando à ideia com o uso de acessórios. Eles são opção para mulheres que querem estar na moda, mas não gostam tanto de um visual "cheguei". Além disso, "uma bolsa, por exemplo, se 'descola' do seu look e pode ser legal até para o trabalho, já que você não precisa levá-la àquela reunião mais séria com sua chefia", conclui Ana.

veja também