Você é empreendedora?

Você é empreendedora?

Atualizado: Quarta-feira, 2 Dezembro de 2009 as 12

Seu sonho de abrir um negócio esbarra na dúvida: você leva jeito para ser empresária? Antes de investir tempo e dinheiro num negócio próprio, veja se possui as características abaixo. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elas são pontos comuns aos 16,5 milhões de empreendedores do país.

Busca de oportunidade e iniciativa Correr riscos calculados Exigência de qualidade e eficiência Busca de informações Persistência Comprometimento Estabelecimento de metas Persuasão e rede de contatos Planejamento e monitoramento Independência e autoconfiança As 6 qualidades essenciais da empreendedora

O livro "Sua Carreira - Planejamento e Gestão", de Ricardo Xavier, presidente da Manager Assessoria em Recursos Humanos, traz dicas para uma boa ação empreendedora. Segundo ele, os ingredientes fundamentais são:

Conhecimento: o empreendedor deve ter um mínimo de domínio sobre administração, sobre o mercado em que vai atuar e sobre a atividade que realizará. Otimismo: o otimista, além de enxergar oportunidades, se mantém firme quando as coisas não vão bem. Motivação: gostar do que faz torna tudo mais fácil. Iniciativa: é preciso arregaçar as mangas. Disciplina: não se pode esbanjar dinheiro, descuidar da qualidade e dos funcionários. Persistência: problemas sempre aparecem. É preciso insistir para atingir resultados.

veja também