Você sabe o que é "sexting"?

Você sabe o que é "sexting"?

Atualizado: Quinta-feira, 2 Abril de 2009 as 12

Muito tem se falado sobre o novo fenômeno conhecido como "sexting" e para os pais pode ser assustador e confuso.

Sexting é o ato de enviar fotos (ou vídeos) sexualmente explícitas, eletronicamente, principalmente entre os telefones celulares. É praticado, na maioria das vezes, por adultos jovens, embora saiba-se que ocorra entre os adolescentes.

O sexting é uma consequência dos avanços na tecnologia. Porém, essa nova forma tecnológica permite que o material seja de fácil e ampla divulgação, deixando o remetente sem qualquer controle.

Consequências

O sexting gera uma grave situação embaraçosa quando as fotos são passadas para pessoas além do destinatário. O estresse emocional, para não mencionar as causas desta situação constrangedora para todos os interessados, é irreparável.

Os autores da divulgação das imagens, também são atingidos por esse fenômeno. A prática do sexting, em alguns países, já é considerada crime.

Como os pais devem agir?

- Converse com seu filho sobre o sexting. Pergunte o que ele acha sobre esse fenômeno. Quais as consequências que ele pode trazer;

- É importante ter conversas com seus filhos sobre confiança e respeito;

- Ajude a aumentar sua própria auto-estima ressaltando suas qualidades. Provavelmente isso fará com que seus filhos não busquem reconhecimento lá fora;

- Converse sobre sexo, seja aberto e honesto sobre o que está acontecendo com os adolescentes na atualidade;

- Mostre-lhe que a vida é feita de escolhas e que temos que arcar com as consequências.

veja também