Você sabe se comunicar ?

Você sabe se comunicar ?

Atualizado: Terça-feira, 12 Fevereiro de 2008 as 12

Quantas mulheres após uma conversa com o marido chegam à triste conclusão: "Não devia ter falado aquilo." Se comunicar bem é uma questão de habilidade que muitas mulheres ainda não desenvolveram com o seu cônjuge.

Existem aquelas esposas que têm o dom da comunicação. Embora pareça muito difícil para algumas mulheres, é perfeitamente possível aprender a extravasar pensamentos e desejos de uma forma agradável e eficaz.

Algumas esposas, em resposta a situações e pressões do dia-a-dia, acabam adotando um determinado padrão de comportamento ao se relacionar com o seu cônjuge. Da mesma forma que muitos homens aprenderam que falar pouco é sinônimo de credibilidade masculina.

Quando duas pessoas, mesmo falando durante um bom tempo, não se escutam uma a outra, provavelmente não estão se comunicando. A arte de escutar ainda é um aspecto fundamental da boa comunicação.

Existem esposas que entendem o marido somente com um olhar e vive-versa. É a famosa comunicação conjugal sem palavras. Algumas esposas se tornam peritas em discernir o que o marido precisa, percebendo o que ele pensa ou sente.

O homem sábio está sempre atento às necessidades da esposa e tenta supri-las. Mas, e as mulheres que não são tão habilidosas nessa comunicação? Ora, o diálogo franco sempre evita os mal-entendidos.

No caso de desentendimentos, o melhor é esperar a calmaria para conversar francamente. Não se pode esquecer que para um casal cristão, a primeira coisa a fazer é buscar a orientação de Deus. Ler a Palavra de Deus diariamente é uma das coisas mais importantes para se estabelecer uma comunicação agradável dentro de um lar.

Se a comunicação se tornar um hábito de amor entre o casal, mesmo diante de situações difíceis, ficará fácil expor os pensamentos, sem machucar ou ferir um ao outro. A comunicação perfeita entre cônjuges exige exercício, esforço e empenho diário. Os frutos são um relacionamento harmonioso e cheio de cumplicidade.

A Bíblia nunca deve ser usada para atingir negativamente um ao outro, mas para levantar e abençoar o cônjuge. Deus fala mesmo . . . e quando um casal resolve escutá-lo, certamente terá vitória atrás de vitória.

veja também