Você sente culpa por levar trabalho para casa?

Você sente culpa por levar trabalho para casa?

Atualizado: Quinta-feira, 17 Março de 2011 as 10:27

Para sair do trabalho a tempo de buscar seu filho na escola, você combinou com seu chefe que, quando necessário, vai checar os e-mails e resolver algumas questões em casa. Mas só de pensar em acessar o correio eletrônico no celular com seu filho ao lado, o coração fica apertado e se enche de culpa... Será que isso também acontece com os pais? Segundo os cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, esse sentimento é exclusividade delas.

“Descobrimos que as mulheres conciliam a vida profissional e familiar como os homens, mas se sentem mais culpadas”, diz o autor do estudo Paul Glavin, estudante de doutorado da Universidade. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores reuniram entrevistas com 1.042 adultos que trabalham. Nessas conversas, eles descreveram a frequência com que levavam trabalho para casa, entre outras coisas.

Agora o desafio dos cientistas é tentar entender por quê as mães sentem mais culpa nesse caso. A princípio, a melhor explicação, segundo o co-autor da pesquisa Scott Schieman, é que quando isso acontece, elas se autoavaliam negativamente tanto como mãe, quanto como profissional.

Se esse é o seu caso, veja dicas para amenizar - pelo menos um pouco! - a culpa.

Jogue limpo com seu filho

Explique a ele que você saiu no horário para buscá-lo na escola, mas vai ter que fazer algumas ligações e responder e-mails em casa. Contextualizar a situação com a criança é importante para que ela entenda que você também tem compromissos e aprenda a respeitar.

Programe-se

Construa a rotina de sua casa de forma que possa resolver as questões do trabalho após seu filho dormir.

Mantenha a qualidade

Quando você estiver com o seu filho, dedique 100% desse tempo para realmente ficar com ele (e não com a cabeça só no trabalho). Faça um esforço para que seja divertido, um momento gostoso entre vocês. Lembre-se sempre que muitas mães têm mais tempo com os filhos, mas nem sempre aproveitam.

Proponha uma atividade para ele também

Se for possível, combine com seu filho para fazer a tarefa de casa enquanto você responde alguns e-mails. Assim, vocês ficam entretidos juntos e você pode ajudá-lo na lição entre um trabalho e outro.

veja também