Yoga para mãe e filhos

Yoga para mãe e filhos

Atualizado: Quarta-feira, 23 Junho de 2010 as 10:06

A primeira vista, a combinação "yoga e criança" parece bem estranha. Quando você pensa em yoga geralmente imagina calma e silêncio - coisas que não combinam muito com seu filho. Mas crianças não precisam de tanto foco quanto os adultos para se beneficiar dessa atividade. "Muitas poses são movimentadas e divertidas, o que ajuda as crianças a lidar com suas emoções", explica Helen Garabedian, autora de Itsy Bitsy Yoga for Toddlers and Preschoolers (Yoga para crianças e bebês, em traduçãolivre). Os exercícios que apresentamos aqui podem ser feitos a partir de 18 meses. As poses podem ajudar seu filho a liberar energia, lidar com a irritação ou relaxar antes de ir pra cama. O bom é que vocês criam um momento gostoso de aproximação e cumplicidade enquanto praticam yoga. O ideal é ter acompanhamento de um especialista, mas, para já começar, mostramos seis posições que vão ajudar seu filho a se comportar melhor e você a sentir-se muito, mas muito melhor!

Veja a sequência:

Burro: a posição é engraçada, distrai e ajuda as crianças a esquecerem o mau-humor. Fique de quatro, com as mãos um pouco a frente do corpo. Levante os quadris e estique as pernas. Levante uma perna e conte até três. Abaixe e repita com a outra perna.

Árvore pula-pula: fique de frente para o seu filho e coloque o pé direito apoiado na lateral da perna esquerda. Diga para ele fazer o mesmo e segure suas mãos. Dobre um pouco o joelho da perna esticada e pule. Troque a perna e repita por 10 a 30 segundos.

Coração voador: alonga-mento e respiração profunda ajudam a relaxar no fim do dia. Sente-se e coloque as solas dos pés juntas. Incline-se para trás, eleve o peito, respire e expire profundamente. Permaneça assim por 30 segundos. Repita três vezes.

Joelho beijoqueiro: sente-se com a perna direita esticada e o pé esquerdo encostado na coxa direita. Curve-se para frente e beije o joelho direito. (Se necessário, pode dobrar a perna). Volte lentamente para a posição original. Repita três vezes e depois troque o lado.

Estrela: fique de pé e mantenha os pés bem afastados. Levante os braços ao lado do corpo e balance de um lado para o outro, levantando um pé de cada vez. Enquanto isso, cante “brilha, brilha, estrelinha”. Continue até cantar a música três vezes.

Estrela cadente: comece como na posição Estrela. Incline o torso para a esquerda e coloque a mão no pé esquerdo. Aponte a outra mão para o teto e olhe para cima ou para frente. Conte até cinco e volte à posição original. Repita cinco vezes e depois troque de lado.

Por: Jessica Brown

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