MENU

Israel

Antissemitismo: Protestos na Grécia miram turistas israelenses em “Dia de Fúria”

Os protestos, organizados por grupos de esquerda, estão programados para domingo (10/08) e têm como alvo turistas israelenses na Grécia.

Fonte: Guiame, com informações do JNSAtualizado: quarta-feira, 6 de agosto de 2025 às 15:17
Protestos estão planejados em ilhas como Rhodes e Creta, além de cidades no continente. (Foto ilustrativa: Pexels/Mike KW)
Protestos estão planejados em ilhas como Rhodes e Creta, além de cidades no continente. (Foto ilustrativa: Pexels/Mike KW)

Grupos pró-Palestina na Grécia, incluindo “March to Gaza”, BDS Greece e a comunidade palestina local, convocaram um “Dia de Fúria” para 10 de agosto.

Agendada para coincidir com a alta temporada nos principais destinos turísticos, em ilhas como Rhodes, Kos, Creta, Lesbos, Sifnos e Samothraki, além de cidades no continente.

A manifestação busca abordar diretamente a presença de turistas israelenses, denunciando o que os organizadores classificam como “crimes de guerra” e “genocídio”.

Também faz parte do objetivo é pressionar o governo grego a cortar laços militares com Israel.

Nas últimas semanas, a Grécia tem registrado uma intensificação dos protestos contra Israel, com episódios envolvendo turistas e embarcações israelenses como alvos.

As denúncias do embaixador israelense sobre pichações de teor antissemita em Atenas foram respondidas pelo prefeito da capital, que acusou Israel de genocídio em Gaza e reafirmou o direito à liberdade de expressão como princípio democrático.

Incidentes antissemitas

A guerra de palavras ocorre em meio a uma série de incidentes antissemitas contra israelenses na Grécia desde o massacre liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

Na semana passada, dois membros da comissão técnica da seleção israelense de futebol foram agredidos em Atenas enquanto conversavam em hebraico.

Em julho, um turista israelense sofreu um ataque violento em uma praia próxima à capital, supostamente por um grupo de migrantes sírios, um dos quais teria mordido e arrancado parte de sua orelha.

No mês anterior, uma hamburgueria kosher na cidade foi alvo de vandalismo, mesmo diante de funcionários e clientes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições