MENU

Israel

Corpo entregue por Hamas não é de Shiri Bibas, denuncia Israel: “Violação cruel”

O Exército de Israel informou que o corpo não corresponde ao DNA de nenhum refém israelense.

Fonte: Guiame, com informações de The Times of Israel e BBCAtualizado: sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025 às 15:45
Shiri Bibas. (Foto: Facebook/Bring Them Home Now).
Shiri Bibas. (Foto: Facebook/Bring Them Home Now).

O grupo terrorista Hamas não entregou o corpo da refém Shiri Bibas, em uma quebra grave do acordo com Israel.

A entrega dos corpos da família Bibas aconteceu na quinta-feira (20). Os terroristas montaram um verdadeiro “palco” em Gaza para entregar os restos mortais de quatro reféns, incluindo Shiri e seus dois filhos, Kfir e Ariel Bibas.

Porém, nesta sexta-feira (21), as Forças de Defesa de Israel (IDF) informou que o corpo enviado pelo Hamas não é de Shiri.

Diversos testes do laboratório forense mostraram que o corpo que o grupo terrorista alegou ser de Shiri não corresponde ao DNA de nenhum refém israelense.

“Esta é uma violação muito séria da organização terrorista Hamas, que é obrigada pelo acordo a devolver quatro reféns mortos. Exigimos que o Hamas devolva Shiri para casa, junto com todos os nossos reféns”, afirmou a IDF.

O exército de Israel prometeu continuar os esforços para devolver Shiri e os demais reféns para casa o mais rápido possível.

“Crueldade dos monstros do Hamas”

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se pronunciou sobre a quebra de acordo do Hamas, chamando a ação de "cinismo indescritível”.

"A crueldade dos monstros do Hamas não conhece limites", disse ele, em vídeo compartilhado nas redes sociais nesta sexta-feira (21).

“Eles não apenas sequestraram o pai, Yarden Bibas [que foi libertado vivo no início deste mês], a jovem mãe, Shiri, e seus dois bebês pequenos. Mas de uma maneira indescritivelmente cínica, eles não devolveram Shiri ao lado de seus filhos pequenos, os anjinhos, e colocaram o corpo de uma mulher de Gaza no caixão”, criticou Netanyahu.

Crianças Bibas foram brutalmente assassinadas

A IDF ainda afirmou que evidências forenses e inteligência revelaram que as duas crianças da família Bibas foram "brutalmente assassinados" por terroristas em Gaza no final de novembro de 2023. Ariel tinha 4 anos de idade e Kfir tinha apenas 10 meses quando foram mortos.

Os especialistas também confirmaram que um dos corpos devolvidos é do refém Oded Lifshitz, de 83 anos.

"Os três foram brutalmente assassinados no cativeiro do Hamas nas primeiras semanas da guerra. Que Deus vingue seu sangue e nós também vingaremos”, prometeu o primeiro-ministro israelense.

"As crianças Bibas, em particular, se tornaram o símbolo de quem somos e contra quem estamos lutando”, acrescentou.

O presidente de Israel, Isaac Herzog, também condenou a quebra de acordo pelo Hamas. 

"Os corpos de Ariel e Kfir, tão puros e inocentes, foram identificados, enquanto sua amada mãe, Shiri, permanece em cativeiro. Esta é uma violação chocante e horrível do acordo de cessar-fogo, outro ato cruel dos terroristas do Hamas, que continuam a mostrar total desrespeito pela humanidade", declarou.

Cobrança para ONU condenar o Hamas

Após a revelação da IDF sobre o corpo não identificado, o embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, condenou o Hamas por dar a Israel corpo de um estranho em vez dos restos mortais de Shiri "como se fosse um carregamento sem valor".

"Este é um novo ponto baixo, um mal e crueldade sem paralelo. Não há palavras que possam descrever tal atrocidade”, afirmou Danon.

Ele exigiu que o Conselho de Segurança da ONU condenasse o crime hediondo e pedisse o retorno imediato de Shiri Bibas.

Os seis reféns vivos restantes estão programados para serem entregues pelo Hamas a Israel neste sábado (22), na primeira fase do acordo de cessar-fogo que está chegando ao fim.

Acredita-se que eles sejam os últimos reféns israelenses vivos, além de Shiri Bibas, cujo status Israel ainda não conseguiu confirmar.

Ataque terrorista 

Enquanto o povo israelense enfrenta o luto e a dor de seus reféns devolvidos mortos, três ônibus vazios explodiram na cidade de Bat Yam, na noite de quinta-feira (20).

A polícia de Israel informou que não houve vítimas e que o episódio se tratou de um ataque terrorista. A autoria das explosões ainda não foi identificada.

Havia outros dois ônibus com explosivos, que acabaram não explodindo. A mídia local relatou que um dos veículos carregava uma mensagem falando de "vingança" por um recente ataque israelense a um campo de refugiados na Cisjordânia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições