MENU

Israel

Palestino encontra ídolo cananeu mencionado no Antigo Testamento

A escultura de 22 cm de altura do rosto de Anat usando uma coroa de serpente está exposta em um museu em Gaza.

Fonte: Guiame, com informações do Arab News e Christian HeadlinesAtualizado: quarta-feira, 4 de maio de 2022 15:52
Cabeça do ídolo Anat, exposta em museu de Gaza. (Foto: Reprodução / Arkeofili)
Cabeça do ídolo Anat, exposta em museu de Gaza. (Foto: Reprodução / Arkeofili)

Um agricultor palestino descobriu um artefato antigo ligado a um ídolo cananeu dos tempos do Antigo Testamento. Em uma entrevista coletiva, o Ministério do Turismo e Antiguidades, administrado pelo Hamas, anunciou que Nidal Abu Eid encontrou a cabeça de uma estátua de Anat de 4.500 anos.

A relíquia foi encontrada na cidade de Khan Younis, em al-Qarara, recentemente. Segundo Jamal Abu Rida, diretor-geral de Antiguidades e Patrimônio Cultural do ministério, "Anat era a deusa do amor, da beleza e da guerra na mitologia cananeia".

"Encontrei por acaso quando estava cultivando minha terra", disse Abu Eid ao The New Arab. "Estava enlameado, mas quando lavei com água, percebi que é uma coisa preciosa."

Ele conta que no início pensou em vender o objeto, mas mudou de ideia após um arqueólogo dizer que a antiga relíquia possui "grande valor arqueológico".

"Estou muito orgulhoso de que nossa terra ainda tenha grandes valores arqueológicos", disse o agricultor. "Isso significa que esta terra é nossa, e temos uma civilização e uma história de milhares de anos aC desde os tempos dos cananeus."

Abu Rida estimou que a cabeça de Anat remonta a cerca de 2.500 aC.

A estátua está em exibição em Qasr al-Basha, que é um dos poucos museus de Gaza. De acordo com a BBC News, o artefato é uma escultura de 22 cm de altura do rosto de Anat usando uma coroa de serpente.

A Bíblia relata que Deus mandou Israel expulsar os cananeus da Terra Prometida devido à sua maldade e adoração de ídolos. De acordo com o The Bible Project, os cananeus são descendentes do neto de Noé, Canaã, a quem ele foi amaldiçoado pelo pecado de seu pai contra Noé.

A tomada da Terra Prometida pelos israelitas também faz parte da promessa de Deus a Abraão em Gênesis 12, na qual o patriarca e seus descendentes seriam transformados em "uma grande nação".

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições