Falar sobre dinheiro no âmbito da Igreja não é fácil. Isso acontece por diversos motivos: por um lado, alguns pensam que a questão não tem nada a ver com a vida cristã; por outro, é grande o número de pessoas que associam o tema exclusivamente à “teologia da prosperidade”. De fato, muitos cristãos e não cristãos desconhecem o ensinamento bíblico em torno do assunto.
Então, com o objetivo de desmistificar tabus e trazer informação precisa sobre o tema, o teólogo e pastor Augustus Nicodemus escreveu o livro O que a Bíblia fala sobre dinheiro, lançamento da Editora Mundo Cristão. Nele, Nicodemus, que é considerado um dos pastores protestantes mais influentes do Brasil, oferece aos cristãos orientações precisas quanto à relação entre fé e finanças.
Por meio de uma abordagem profunda, mas acessível, o autor revisita o Antigo e o Novo Testamento e traz à tona verdades fundamentadas na Palavra de Deus, a fim de compartilhar com o leitor uma visão equilibrada sobre a administração de recursos e bens.
“Infelizmente, o dinheiro tem escravizado muitos cristãos. Quer tenham muito, quer tenham pouco, deixam-se dominar pelas preocupações que ele costuma trazer. Mas, quando aprendemos a usá-lo segundo os ensinos da Bíblia, o dinheiro deixa de ser nosso patrão para tornar-se instrumento do bem no mundo.” (P. 14 - O que a Bíblia fala sobre dinheiro)
Entre os diversos tópicos abordados nos 16 capítulos do livro, Nicodemus desmonta as premissas da teologia da prosperidade e lembra que Deus não só se importa com o sustento, como também conhece de antemão as necessidades de cada um. Por isso, conforme aponta, perseguir um ideal financeiro a todo custo, como se a vida dependesse apenas do acúmulo de riquezas, acaba transformando o dinheiro em divindade, relegando os valores do reino a uma posição inferior.
O que a Bíblia fala sobre dinheiro é indicado a todo e qualquer leitor que deseja se aprofundar em uma pauta que tende à polêmica, mas que é extremamente fundamental. Um livro que ajudará o leitor não apenas a entender o real ensinamento bíblico, mas também a identificar aberrações e heresias que não condizem com a Palavra de Deus e que escandalizam cristãos e não cristãos.
Sobre o autor
Augustus Nicodemus Lopes é pastor presbiteriano (IPB), escritor e professor. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (Recife), mestre em Novo Testamento pela Universidade Reformada de Potchefstroom (África do Sul) e doutor em Interpretação Bíblica pelo Westminster Theological Seminary (EUA), com estudos no Seminário Reformado de Kampen (Holanda). Casado com Minka Schalkwijk, é pai de Hendrika, Samuel, David e Anna.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições