Leonora Ciribelli: "Na vida a dois, não tem como achar 'a outra metade"

A autora teve a oportunidade de apresentar a proposta do livro em um bate papo informal com a apresentadora Ana Batista e logo após recebeu amigos / leitores para um coquetel, dedicatórias e muitas fotos.

Fonte: GuiameAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:01
Leonora Ciribelli: "Na vida a dois, não tem como achar 'a outra metade"
Leonora Ciribelli: "Na vida a dois, não tem como achar 'a outra metade"

Na noite da última terça-feira, 20/05, a psicóloga, terapeuta familiar e escritora Leonora Ciribelli promoveu o lançamento de seu primeiro livro, "Antes de Casar - Nove Passos para Um Casamento Feliz". O evento se realizou no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE). A autora teve a oportunidade de apresentar a proposta do livro em um bate papo informal com a mestre de cerimônias da noite e amiga, Ana Batista, dar entrevistas para a mídia local e logo após recebeu amigos / leitores para um coquetel, dedicatórias e muitas fotos.

Colaboradores para a elaboração desta obra, marido e filhos da autora também participaram do evento, contando mais sobre o processo de produção da obra e a alegria de trabalhar em família.

Em entrevista exclusiva ao Guiame, a autora e vice-presidente da Eirene do Brasil falou mais sobre a relevância da obra e como ela pode ir de encontro a uma realidade recorrente nos relacionamentos da pós-modernidade. Logo de início, Leonora expôs uma das principais razões do lançamento do livro.

"O 'Antes de Casar' tem como proposta trabalhar alguns paradigmas relacionados ao casamento. Na minha opinião, é importante que logo cedo a pessoa tenha em mente - antes mesmo de começar a namorar - e compreenda que há paradigmas que fazem com que muitos entrem em seus relacionamentos cheios de expectativas e têm estas expectativas frustradas", iniciou.

Exemplificando um destes paradigmas, a psicóloga alertou para o perigo que um conceito bem comum nos dias atuais pode trazer para a vida a dois.

"Um exemplo: muitas pessoas procuram a sua 'outra metade'. Isso nos traz a ideia de que estas pessoas sentem que não se sentem como seres por inteiro. Na realidade, o livro vai desmistificar esta crença e ajudar para que cada um entenda que é uma pessoa por inteiro, com potencial, com capacidade e que não existe a outra metade. Existe uma outra pessoa, por inteiro e estas duas pessoas formam um casal", destacou.

Relacionamento perfeito?
Dando outro exemplo de paradigmas formados sobre o casamento, Leonora chamou a atenção para a desmistificação de um relacionamento perfeito e propõe que os cônjuges aceitem enxergar a vida a dois como uma oportunidade de aprendizado.

"Outro problema também é a pessoa achar que vai encontrar um cônjuge já 'pronto', que pode leva-la a um relacionamento perfeito. Este livro também traz uma proposta de crescimento contínuo, para o resto da vida. Isto pode ser alcançado por meio do diálogo. A cada fase que o casal vai adentrando, precisa conversar bastante. E a conversa faz parte do cotidiano do relacionamento. Esta prática, muitas vezes espanta pessoas que só associam uma conversa de casal com a famosa 'D. R.' [discussão de relacionamento]. Na realidade, se o casal aprender a conversar antes mesmo de casar, com certeza eles terão muito habilidade quando estiverem desfrutando da vida a dois", sugeriu.

Segundo a escritora, aqueles que só associam uma oportunidade de conversar com a famosa "Discussão de Relacionamento" não estão totalmente sem razão. Porém há como remediar isto, se o casal adotar a prática do diálogo saudável.

"Tem gente que só senta para conversar, quando é para ter uma 'D. R.', mas para um casal que faz do ato de conversar um estilo de vida, isto não se torna uma ameaça", finalizou.

Confira um video com os melhores momentos do evento:

O livro "Antes de Casar" já está à venda pelo site da Editora Ultimato e em livrarias de todo o Brasil.

Por João Neto - www.guiame.com.br 

*Vídeo e fotos: Levi Facó

 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições