Pastor português publica crônicas sobre desafios atuais na sociedade

Pastor punk rock, importante formador de opinião, publica coletânea de crônicas sobre moralidade contemporânea.

Fonte: GuiameAtualizado: segunda-feira, 15 de maio de 2023 às 17:14
(Foto: Divulgação/Editora Mundo Cristão)
(Foto: Divulgação/Editora Mundo Cristão)

A voz contundente no diálogo entre igreja e sociedade. É dessa forma que o escritor português Tiago Cavaco é reconhecido tanto em Portugal, quanto no Brasil. Nesse complexo intercâmbio cultural, o autor propõe caminhos para os evangélicos enfrentarem com ousadia os desafios próprios dos tempos atuais.

Em seu novo livro, Férias de fornicação e outras murmurações de um moralista, Cavaco reúne 50 artigos escritos originalmente para o jornal português Observador. A crônica que abre e dá título à edição: “Férias de fornicação”, trata de como a juventude rica e privilegiada portuguesa estoura o dinheiro dos pais no litoral de Alentejo. 

Assim, é possível entender o tom provocativo e o raciocínio sagaz explorado pelo pastor e jornalista em temas como moralidade, religião, política e tecnologia, tudo com sua já conhecida habilidade de conectá-los à fé cristã.

Divididos em seis seções temáticas, os textos analisam contradições e tensões em diferentes âmbitos da vida contemporânea. Tiago expõe sua visão cristã de modo confrontador e sem apologias, o que desperta a admiração dos leitores. 

Um dos destaques desta edição é o prefácio do escritor, cronista e cientista político João Pereira Coutinho, que considera a prosa de Tiago “rebelde e desconcertante”, porque é feita contra a falsa rebeldia e originalidade, e complementa: “no fundo, é contra a ‘mediocridade da multidão’”.

“Com ele, aprendemos a importância dos inimigos para uma vida completa; a diferença entre comer uma ração e comer uma refeição; o erro comum de se considerar o casamento a mera continuação do namoro, quando o casamento deve “matar” o namoro; e o motivo por que as pessoas, depois de um enterro, nunca têm pressa de sair do cemitério. De fato. Pressa para quê ou para onde? (Férias de fornicação, p. 9 - prefácio)

Além de comandar a igreja da Lapa, em Lisboa, Tiago Cavaco é músico punk rock, compositor, cantor e cofundador da editora musical FlorCaveira. Pela Mundo Cristão, publicou Arame farpado no paraíso e Doidos por discernimento. 

O livro pode ser adquirido na Amazon.

Sobre o autor: 

Tiago Cavaco é pastor da Igreja da Lapa, em Lisboa, Portugal. É formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Músico, compositor e cantor, fundou, com Samuel Úria, a editora musical FlorCaveira. 

Pela Mundo Cristão, publicou Arame farpado no paraíso e Doidos por discernimento. Escreve regularmente em seu blog Voz do Deserto (vozdodeserto.blogspot.com) e é colunista do jornal Observador. É casado com Ana Rute e pai de Maria, Marta, Joaquim e Caleb. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições