100 anos da obra batista no Uruguai

100 anos da obra batista no Uruguai

Atualizado: Quinta-feira, 21 Julho de 2011 as 4:10

O missionário Pr. Daniel de Oliveira informa que, em 2011, os irmãos uruguaios celebram o centenário da presença evangélica batista no Uruguai. Segundo ele, foi em agosto de 1911 que o missionário Jaime C. Quarles e sua esposa Epifania Gonzales, vindos da Argentina, se instalaram e organizaram a Primeira Igreja Batista em Montevidéu, com seis membros.

Em 1948 organizou-se a Convenção Batista, com 12 igrejas e menos de 500 membros. Hoje, os batistas contam com 75 igrejas e, aproximadamente, 6.000 mil membros.

Os missionários das igrejas batistas brasileiras, através da Junta de Missões Mundiais, fazem parte dessa história, plantando igrejas e formando discípulos.

O casal Pr. Geraldo e Elvira Rangel foi pioneiro dos batistas brasileiros em terras uruguaias onde chegaram em 1975. Eles contaram com a contribuição de algumas missionárias temporárias; anos mais tarde, o trabalho foi reforçado com a chegada da família do Pr. Arlindo, Raquel Santos e filhos. Atualmente, o casal Pr. Daniel, Clélia de Oliveira e os filhos continuam com o grande desafio de continuar estendendo o Reino de Deus no Uruguai, onde chegaram em 1996. A família missionária desenvolve seus ministérios na capital, Montevidéu.

Pr. Daniel Rangel, em 2007 (foto ao lado), batizando mais um irmão em Cristo. Louvamos a Deus pela vida desses missionários e tantos outros, de diferentes nacionalidades, que dedicaram suas vidas para que, no curso desses 100 anos, muitos uruguaios conhecessem a Graça do Pai.

veja também