
Mais um ataque a cristãos durante a Semana Santa foi registrado. Terroristas das Forças Aliadas Democráticas (ADF), um grupo extremista aliado ao Estado Islâmico, atacaram a vila de Bafwakao, no território de Mambasa, na República Democrática do Congo.
Segundo a International Christian Concern (ICC), organização que monitora a perseguição no mundo, mais de 40 cristãos foram mortos no ataque, que aconteceu na véspera da Sexta-feira Santa (2).
"O número inicial de mortos de 43 pode aumentar ainda mais. Algumas vítimas foram queimadas dentro de suas casas, e outras ainda estão no mato", relatou um líder comunitário local.
Ele descreveu a brutalidade em que a comunidade cristã foi assassinada, incluindo mulheres e crianças.
"Os atacantes surpreenderam a população enquanto dormiam. As vítimas foram mortas por tiros, e várias foram decapitadas com facões. As imagens são insuportáveis”, disse.
Em sessão da Assembleia Nacional do Congo, Aimé Boji, o presidente da Assembleia, condenou o ataque e lamentou a morte dos cristãos.
“Várias dezenas de nossos compatriotas, incluindo o chefe da vila, foram brutalmente mortos por terroristas das ADF. Casas foram incendiadas e muitas pessoas sequestradas. Em nome da Assembleia Nacional, condenamos veementemente esses atos chocantes e instamos o governo a fazer tudo o que for possível para parar esses assassinatos e proteger nossos compatriotas nesta parte do território nacional”, declarou.
Onda de violência
Durante uma coletiva de imprensa, Patrick Muyaya, porta-voz do governo congolês, defendeu a necessidade de uma resposta firme à onda de violência provocada pelas Forças de Defesa Armadas de Defesa no país.
“Operações militares direcionadas estão sendo intensificadas para rastrear e desmantelar redes terroristas. A população é instada a permanecer vigilante, cooperar com as forças de defesa e segurança, e a relatar qualquer atividade suspeita que possa ajudar a eliminar essa ameaça”, afirmou Muyaya.
“Condenamos fortemente esses atos e estamos trabalhando em estreita colaboração com os governadores militares de Ituri e do Kivu do Norte para conter essa ameaça. Também reafirmamos nossa solidariedade com todas as comunidades afetadas”.
Em janeiro, terroristas das ADF também assassinaram 25 cristãos em um ataque brutal na vila de Apakolu, durante a madrugada.
“Eles iam de porta em porta, executando civis sem piedade e incendiando casas”, disse um agricultor ao International Christian Concern.
Quem são as ADF
O grupo ADF teve origem em Uganda, nos anos 1990, e desde 2002 opera no leste do Congo.
Em 2019, fez juramento de fidelidade ao Estado Islâmico, o que lhe confere perfil de militância islamista-radical.
Especialistas apontam que as ADF aumentaram sua letalidade nos últimos anos, com ataques sistemáticos contra civis – muitas vezes em zonas remotas do Congo, com pouca proteção do governo.
A República Democrática do Congo ocupa a 29ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2026 da Missão Portas Abertas.
Contribua mensalmente
com o GUIA-ME.
Somos um meio de comunicação cristão. Trabalhamos para informar com clareza e exatidão, sustentados por apuração responsável, revisão criteriosa e compromisso editorial.
Não atuamos como influenciadores de opinião, mas como jornalistas comprometidos com a verdade e os princípios de uma cosmovisão cristã.
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições