5.000 extremistas hindus se reúnem para expulsar cristãos tribais da Índia

Eles alegam que os cristãos representam uma “ameaça perigosa” às tradições indianas.

Fonte: Guiame, com informações de Open DoorsAtualizado: quinta-feira, 2 de junho de 2022 às 16:41
Cristãos indianos. (Foto representativa: Portas Abertas)
Cristãos indianos. (Foto representativa: Portas Abertas)

No mês passado, 5 mil extremistas se reuniram em Kondagoan, estado de Chattisgargh, no norte da Índia, para protestar contra a inclusão de pessoas não-hindus nas disposições da Constituição indiana para comunidades tribais. 

A manifestação foi organizada no dia 5 de maio, por Jan Jati Suraksha Manch, do Comitê de Proteção Tribal — uma entidade hindu que alega que o cristianismo representa uma ameaça perigosa às tradições tribais na Índia.

Os cristãos já vivem em desvantagem por se enquadrarem como “intocáveis” de acordo com o sistema de castas indiano. Os dalits, como também são conhecidos, fazem parte de um grupo de trabalhadores braçais e vistos como “impuros”. 

Naturalmente já oprimidos, sendo agora apontados como “perigosos” às tradições indianas, os cristãos podem enfrentar ainda mais dificuldades e ações violentas contra eles. 

Sobre a não-inclusão de cristãos

A agenda dos nacionalistas hindus negaria aos cidadãos tribais não-hindus o status de “Tribos Programadas”, privando assim milhares de cristãos pobres ou analfabetos de suas proteções e ajuda constitucional. 

Tirar o status os deixaria ainda mais suscetíveis à violência anticristã presente no país. Conforme a Portas Abertas dos EUA, esses comícios anticristãos estão se espalhando por toda a Índia.

Além disso, os organizadores do Comitê de Proteção Tribal estão planejando espalhar a manifestação por outros estados.

“Os povos tribais da aldeia que acreditam em Jesus Cristo terão seus nomes retirados da lista tribal. Eles serão privados de todas as instalações do governo e boicotados pela sociedade”, disse um colaborador da Portas Abertas.

Cristãos cada vez mais hostilizados

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, perdendo somente para a China. Os extremistas hindus acreditam que todos os indianos devem seguir o hinduísmo e que no país não deve haver cristãos nem muçulmanos. 

Para atingir esse objetivo eles usam de muita violência, principalmente contra os cristãos. Aqueles que desistem do hinduísmo para seguir a Cristo são apontados negativamente por acreditar numa fé estrangeira e costumam ser culpados pela má sorte que atinge as comunidades. 

É comum que cristãos ex-hindus sejam atacados fisicamente e, às vezes, até mortos. O foco no hinduísmo gera intolerância e hostilidade a todos aqueles que pensam em ter uma fé diferente daquela imposta pelos governantes.

As leis anticonversão já estão vigentes em nove estados indianos e os demais estão considerando adotar essas leis também, que servem para intimidar e assediar os cristãos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições