AD Joinville realiza Seminário de Gestão de igrejas

AD Joinville realiza Seminário de Gestão de igrejas

Atualizado: Quinta-feira, 27 Outubro de 2011 as 12:03

Aconteceu no dia 25 de outubro no Templo Central da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Joinville (IEADJO) o Seminário de Gestão de Instituições Religiosas e Igrejas.

O evento foi organizado pela Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (CIADESCP) e realizado pela IEADJO.

A CIADESCP, preocupada com as novas legislações e normas contábeis, convidou os pastores presidentes de todo estado, bem como as pessoas atuantes na área contábil, financeira e jurídica das Igrejas, para participar do curso “Gestão de Entidades Religiosas e Igrejas”.

Os palestrantes convidados foram Sérgio Monello, advogado, contabilista e professor;  e Marcelo Monello, contador, professor e engenheiro. Os dois são do Estado de São Paulo e abordaram os temas: Organização Jurídica das Igrejas e Organizações Religiosas; Organização administrativa, financeira e patrimonial; Imunidade e isenções; Contrato de trabalho nas Igrejas e Organizações religiosas; Contabilidade das Igrejas e Organizações Religiosas.

O seminário recebeu 290 inscritos e no total participaram mais de 350 pessoas. O anfitrião do evento e presidente da IEADJO, pastor Sérgio Melfior, agradeceu aos presentes. "Queremos agradecer a diretoria da nossa convenção, presidentes de conselhos e os companheiros de ministério que fizeram-se presentes".

Sobre os convidados, o pastor Melfior expressou o excelente debate. "Nós tivemos o privilégio de receber aqui os palestrantes convidados. Doutor Sérgio Monello, que há mais de 40 anos palestra sobre o assunto para instituições religiosas e legislação de igrejas e doutor Marcelo Monello, que é engenheiro civil e advogado, onde todos ouviram e compartilharam suas dúvidas", declarou o anfitrião.

O presidente da CIADESCP, pastor João Ceno Ohweiller, ficou feliz em acompanhar o trabalho. "Ficamos felizes em receber no templo central da Assembléia de Deus de Joinville muitos pastores, contadores, advogados e gestores de todos estado de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, ouvindo as palestras concernente às orientações das leis", salientou o presidente.

Pastor Isamar Ramalho, presidente da Convenção em Roraima, também participou e destacou a importância do evento.  "Um seminário como este é de grande valia, dado que a maioria absoluta dos nossos ministros e obreiros não têm o conhecimento de nossa legislação, e muitas vezes erram por não serem advertidos como num seminário como este, acredito que hoje não perdemos tempo, antes, ganhamos muito tempo de nossa vida para administrar com mais cuidado e lisura as entradas financeiras de nossas igrejas. Parabéns a diretoria deste estado pelo excelente trabalho", agradeceu o pastor Isamar.

O responsável pelo departamento jurídico da CIADESCP e CEADESCP resumiu o seminário,. "Eles deram uma alavancada futurística para a realidade que as nossas igrejas terão que se organizar, como também as que deveriam ter feito, caso ainda não fizeram. E isso veio corroborar o que há 10 anos estamos tentando introduzir na Convenção e Caixa e algumas igrejas que advogamos, conforme já vimos em um encontro com a CGADB, com isso se coadunando com as administrações anteriores que estão tendo com as responsabilidades civis e tributárias que as igrejas terão com seus líderes", concluiu.

Para o contador geral da Convenção Catarinense, "analisamos que as informações passadas para os presentes é de extrema importância, visto as alterações e mudanças da legislação e que a Igreja e as organizações religiosas, associações e entidades do Terceiro Setor precisam estar atentas e se adequar aquilo que a lei está encaminhando", declarou o pastor Eliel Batista.

Dos seminaristas presentes, muitos agradeceram o curso oferecido pela CIADESCP.  "Tem sido uma benção participar deste seminário onde nós estamos tirando as nossas dúvidas com respeito a área jurídica da igreja e também contábil, e as vezes encontramos muitas dificuldades nas leis e na interpretação delas, e agora com este seminário podemos diluir todas as dúvidas", salientou o presidente da IEAD Guaramirim (SC), José Almir Angewicz.

"O mais completo possível, muito importante porque abrangeu todas as áreas, inclusive administrativa, contábil e jurídica. Aprendemos muito e foi de grande valia para todos nós", destacou pastor Giovane do Rosário, tesoureiro da IEAD Florianópolis.

veja também