ADRA Brasil gerencia projeto de banco de alimentos

ADRA Brasil gerencia projeto de banco de alimentos

Atualizado: Sexta-feira, 21 Outubro de 2011 as 10:56

No último dia 18 de outubro foi firmada e oficializada a parceria entre a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), a prefeitura municipal de  Airomés, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)  para o projeto do Banco de Alimentos. 

Em realidade, o projeto iniciou em maio de 2011 e tem por objetivo apoiar o pequeno produtor rural, entidades beneficentes do município e famílias carentes dos bairros Betel, Barra do Manhuaçu, Rua Nova e Igrejinha. O projeto consiste na compra de alimentos de duas associações de pequenos produtores rurais por parte da CONAB. A prefeitura de Aimorés é responsável pelo transporte desde o produtor rural até o armazém da ADRA, que por sua vez, é responsável pelo armazenamento, seleção das famílias carentes e distribuição dos alimentos.

Segundo o pastor Ivanilson Cardoso de Oliveira, coordenador do projeto, os primeiros beneficiários são os pequenos produtores rurais que têm os seus produtos comprados pelo projeto. Outros beneficiados são as 14 entidades sociais, entre elas, escolas, creches, APAE e o hospital municipal, que recebem parte dos alimentos para atender as suas necessidades. “Outro grupo muito importante, são as 114 famílias carentes que também recebem os alimentos do projeto. Estas famílias são selecionadas pela ADRA com base em suas necessidades. Prioridade é dada a famílias de desempregados, famílias de baixa renda e aquelas que possuem pessoas deficientes”, afirma Ivanilson.

No total, são distribuídas seis toneladas de alimentos por mês.

Segundo Paulo Lopes, diretor da ADRA Brasil, o projeto do Banco de Alimentos é importante por garantir a geração de renda dos pequenos agricultores que vendem seus produtos ao projeto e também por contribuir com a segurança alimentar das 114 famílias beneficiadas, além das entidades sociais que também fazem parte do projeto.

Estiveram presentes no ato de inauguração do projeto, o diretor da ADRA Brasil, Paulo Lopes, o diretor regional da ADRA para Minas Gerais, Valmor Ricardi, o prefeito municipal de Aimorés, Marcelo Marques, representantes das famílias beneficiadas e outras autoridades do município.

veja também