ADRA capacita voluntários para atender emergências em Minas Gerais

ADRA capacita voluntários para atender emergências em Minas Gerais

Atualizado: Quinta-feira, 19 Maio de 2011 as 10:07

Um dos primeiros projetos da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) no estado brasileiro de Minas Gerais foi em direção à prevenção e resposta a emergências. No último final de semana, na cidade de Juiz de Fora,  45 voluntários foram treinados pela Defesa Civil mineira e a ideia é se chegar até 700 em todas as regiões do estado. Segundo o diretor da ADRA Brasil – Regional MG, o treinamento consiste em capacitar as pessoas a fim de que saibam agir rapidamente em casos de emergências, principalmente enchentes. Além disso, foram transmitidas orientações sobre como prestar socorro imediato às vítimas, cadastramento de famílias, cuidado de abrigos e distribuição de cestas básicas. Ricardi explica que deverão ser realizados 12 ou 14 cursos regionalmente.

Há três meses à frente da ADRA, Ricardo informa que esse é o primeiro projeto da agência no estado, mas que novas atividades serão desenvolvidas. Existe a possibilidade da ADRA mineira ajudar na atuação social em relação a cidades que vão ser inundadas por conta de instalação de reservatórios, além de outras parcerias para desenvolvimento econômico.

Uma das participantes, Jackeline dos Santos Ferreira, disse que “o treinamento foi certamente um marco na vida de todos os participantes, pois ampliou a percepção da área de atuação da Defesa Civil, permitiu esclarecimentos sobre atendimento a catástrofes e emergências, dando um conteúdo prático e dinâmico”.

veja também