Adriano faz projeto social para contribuir na Vila Cruzeiro

Adriano faz projeto social para contribuir na Vila Cruzeiro

Atualizado: Quinta-feira, 23 Dezembro de 2010 as 2:24

Quando Adriano deixou o Brasil no começo de junho para jogar na Roma (ITA), a Vila Cruzeiro, complexo de favelas na Penha, era dominada pelo tráfico. Praticamente seis meses depois, o Imperador voltou ao Brasil para passar o Natal e encontrou outra realidade na comunidade onde nasceu. O que o encorajou a tirar do papel seu projeto social.

Adriano diz que fica na Roma

Ao lado de Daniel Cardim, seu amigo de infância, o jogador reuniu a imprensa para anunciar o pontapé inicial para o "Imperadores da Vila", nome de batismo para sua ação social, que começa a ganhar corpo.

- Queremos formar aqui novos imperadores. Estamos empenhados para que isso ocorra. Quero que as crianças tenham futuro. Se não for no esporte, que em outra área.

A ideia de Adriano é atender cerca de duas mil crianças e adolescentes da Vila Cruzeiro. Pela manhã, elas estudarão. À tarde, realizarão atividades esportivas e outros cursos. No início, o objetivo é utilizar as escolas da comunidade, como explicou Daniel Cardim, que não deu prazo para o início da ação.

- Vamos procurar a secretaria de Educação para nos ajudar. Temos 18 escolas na Vila Cruzeiro e queremos utilizá-las. No futuro, planejamos ter nossa própria sede. Mas queremos iniciar o projeto o mais rápido possível. Queremos dar estudo e ocupação para essas crianças.

Criado na Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio de Janeiro, Adriano nunca deixou de visitar amigos e familiares no local. O fato muitas vezes o fez vítima do noticiário.

Certa vez foi fotografado andanda de moto, sem capacete, no local. Também já foi convocado a depor para explicar o porquê de uma moto comprada por ele estar no nome da mãe de um traficante da região.

Da Itália, o Imperador acompanhou a invasão das forças de segurança ao local no fim de novembro. Os traficantes foram expulsos da região, que, agora, vê oficiais do Exército e da Polícia Militar subirem e descerem a favela.

- Estou sempre por dentro de tudo o que ocorre aqui. Agora a Vila Cruzeiro está em paz e isso deixa todos felizes. É uma nova etapa na vida dessas pessoas e quero fazer parte disso. Já tinha esse projeto há algum tempo e é hora de colocá-lo em prática. É bom ver as crianças andando felizes pelas ruas.

De bom humor, Adriano não perdeu a oportunidade de alfinetar os jornalistas e convidou os repórteres presentes para retornarem e o fotografarem em seus dias de lazer na Vila Cruzeiro.

- Sem dúvida a comunidade está muito melhor agora. É ótimo para mim. Antes eu vinha para cá e falavam nos traficantes, que eu iria me drogar. Nunca useis drogas. É fácil julgar sem saber. Espero que agora vocês venham me ver fazendo churrasco, andando descalço, jogando bola com as crianças. Agora não tem mais perigo aqui.

veja também