Advogada cristã tem pena reduzida e é solta da prisão

Advogada cristã tem pena reduzida e é solta da prisão

Atualizado: Segunda-feira, 12 Abril de 2010 as 12

Uma cristã, prisioneira de consciência (aquele que é condenado por persistir em seu modo de pensar), que lutou por liberdade democrática no Vietnã foi liberada no início de março após cumprir uma sentença de três anos por ''fazer propagandas para destruir a República Socialista do Vietnã''.

A sentença da advogada Le Thi Cong Nhan foi reduzida em um ano após um clamor internacional em favor dela. Ela foi liberada no dia 6 de março. No entanto, seu colega, o advogado cristão Nguyen Van Dai, continuará na prisão por mais um ano.

Le Thi Cong Nhan, de 31 anos, deu uma entrevista surpreendente para a Voice of America em vietnamita, afirmando que ela não tem intenções de abrir mão de sua luta por um país justo e livre, e dizendo que aceita o preço que terá que pagar.

A advogada, presa em março de 2007, recebeu uma Bíblia em vietnamita de um grupo da Comissão norte-americana para a liberdade religiosa - com a permissão oficial do Ministro de Segurança Pública - no início de sua pena, mas ela teve de lutar muito para permanecer com a Bíblia. Ela fez greve de fome duas vezes quando as autoridades levaram a Bíblia embora.

Ela havia se tornado cristã um pouco antes de sua prisão, e disse na entrevista que enquanto estava na prisão, ela conseguiu ler a Bíblia inteira.

''Na prisão, o Senhor se tornou meu melhor amigo, meu professor e aquele que carregou meus fardos junto comigo. Quando fui liberta da prisão, recebi muitas palavras de amor e respeito. Eu fiquei um pouco preocupada, pois não me considero digna de tudo isso. Acredito que agora devo viver uma vida melhor e mais honrada'', diz ela.

A experiência na prisão a ajudou a confirmar seu chamado e sua fé.

''Como resultado direto da minha experiência na prisão, estou mais convencida de que o caminho que escolhi é o certo. Antes da prisão, eu era uma pequena flecha. Agora, sou uma fortaleza''.

veja também