Amapá recebe voluntários do projeto Alcance Surdos

Amapá recebe voluntários do projeto Alcance Surdos

Atualizado: Terça-feira, 12 Julho de 2011 as 12:40

 O projeto missionário Alcance Surdos também chegou ao Amapá. Desde o dia 2 de julho, 24 voluntários surdos e ouvintes atuam nas cidades de Macapá e Laranjal do Jari para a plantação de igrejas batistas em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O Alcance Surdos Macapá está sendo coordenado pela missionária Denise Emiliano Atanázio, com o apoio da igreja-mãe do projeto, Igreja Batista Memorial de Macapá.   Na capital amapaense, 13 pessoas já se decidiram por Cristo, mas os desafios são enormes, já que são cerca de 7 mil surdos a serem alcançados. Entre os decididos está um adolescente surdo de 13 anos. Abandonado pela mãe, desde então vem sendo criado pela avó que tenta, através de gestos, manter uma precária forma de comunicação. Com o Alcance Surdos, o adolescente, além de aprender sobre Cristo, vem sendo alfabetizado em Libras e começa a dar os primeiros passos de uma caminhada rumo à inclusão social.

Com o Alcance, familiares dos surdos, entre outros ouvintes, têm a oportunidade de aprender mais sobre a Língua Brasileira de Sinais. Essa imersão na cultura dos surdos tem fomentado a socialização e, em alguns casos, contribuído para o despertar de vocações. Isso aconteceu com uma jovem alcançada pela  última Trans Amapá. Ainda na fase inicial da vida Cristã, Jane tem procurado acompanhar todo o projeto, evangelizando e aprendendo a amar os surdos.

Em Laranjal do Jari, a plantação da igreja batista em Libras foi uma iniciativa da missão liderada pelos obreiros da JMN Alexandre e Carla Barbosa, a Igreja Batista Vida Nova. No início do ano, o casal enviou uma de suas ovelhas ao Curso de Formação de Líderes para Ministérios com Surdos, promovido por Missões Nacionais no RJ, e agora colhem o fruto desse investimento. Karolynne Amaral será a líder do novo trabalho, sendo enviada também como missionária da Convenção Batista do estado.

Estima-se que a cidade de Laranjal do Jari abrigue quase 900 surdos. Pelo Alcance Surdos, 10 deles já se converteram. É o começo de uma grande colheita.

veja também