Após 10 dias detido, cristão preso na China é liberto e reencontra a família

Li Yingqiang foi preso depois que a polícia invadiu uma base missionária em Dazhou.

Fonte: Guiame, com informações de ChinaAidAtualizado: terça-feira, 28 de novembro de 2023 às 13:59
Li Yingqiang, sua esposa Zhang Xinyu e seus filhos. (Foto: Reprodução/ChinaAid)
Li Yingqiang, sua esposa Zhang Xinyu e seus filhos. (Foto: Reprodução/ChinaAid)

O cristão Li Yingqiang, da Igreja Early Rain Covenant de Chengdu, foi solto na semana passada, após passar 10 dias detido. Ele foi preso no início deste mês, quando a polícia invadiu uma base missionária durante um batismo, na China.

Segundo a ChinaAid, após investigação, a polícia descobriu que Li Yingqiang estava envolvido nas atividades religiosas da igreja perseguida “Early Rain Covenant Reformed Presbyterian” de Chengdu. 

Em 25 de março de 2021, a congregação foi oficialmente declarada uma organização social ilegal e banida pelo Departamento Provincial de Assuntos Civis de Sichuan.

Então, além da detenção administrativa de 10 dias, Li Yingqiang recebeu uma multa equivalente a 70 dólares americanos. Logo após, ele foi encaminhado ao Centro de Detenção da cidade de Dazhou.

No dia 20 de novembro, o Centro informou a libertação do cristão, preso sob a acusação de “organizar, instigar, coagir, atrair e incitar atividades de culto e seitas supersticiosas”.

Os cristãos da missão “Good Land Mission Center” acompanharam Li Yingqiang na saída da prisão e o levaram para casa.  A esposa, Zhang Xinyue, e os dois filhos o receberam com flores e gratidão.

Li Yingqiang afirmou que sentiu “grande alegria” enquanto estava no centro de detenção. Ele observou que os 10 dias na prisão lhe proporcionaram “um período de descanso muito necessário”.

Relembre o caso

No dia 9 deste mês, Li Yingqiang, Dai Zhichao, An Yankui e Wang Yingjie, visitaram o “Good Land Mission Center” na cidade de Dazhou. Enquanto realizavam um batismo, a polícia, agentes de segurança nacional, funcionários do departamento de assuntos religiosos e do departamento de assuntos civis invadiram o local. 

Li Yingqiang e outros 12 cristãos, incluindo o líder da missão Hou Duoshu, foram levados para a delegacia. No mesmo dia, Dai Zhichao, An Yankui, Wang Yingjie e outros crentes foram liberados.

No entanto, o Li Yingqiang e Hou Duoshu foram detidos durante a noite no centro de processamento de casos da delegacia de polícia. 

Hou Duoshu recebeu uma detenção administrativa de cinco dias, mas devido a um problema de saúde, a polícia não concluiu a detenção do líder.

Igrejas domésticas

Em 9 de dezembro de 2018, Li Yingqiang sofreu com a perseguição no caso de repressão massiva contra a igreja Early Rain Covenant e foi preso por oito meses.

Após a libertação, ele ficou sob fiança enquanto aguardava julgamento por um ano. Nesse período, o cristão foi deportado para sua cidade natal, na província de Hubei.

Um tempo depois, Li Yingqiang assumiu a função pastoral do pastor Wang Yi, que foi condenado a nove anos de prisão. 

Apesar de enfrentar uma perseguição contínua, Li Yingqiang, sua família, e outros presbíteros, diáconos, cooperadores e membros da igreja continuaram defendendo a visão de Wang Yi sobre as igrejas domésticas

De acordo com a ChinaAid, eles continuaram se reunindo e suportaram muitas dificuldades. Mesmo enfrentando desafios, continuaram a servir outras igrejas perseguidas no país.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições