Após um ano, organização cristã lembra de terremoto no Haiti

Após um ano, organização cristã lembra de terremoto no Haiti

Atualizado: Segunda-feira, 10 Janeiro de 2011 as 12:19

Um ano após o devastador terremoto que atingiu o Haiti, a MAF (Mission Aviation Fellowship) ainda enfrenta um difícil trabalho de fornecer transporte aéreo para combater a cólera, para permitir os esforços de socorro e outros tipos de auxílio para reconstrução da nação.

"Esse foi um ano de tragédia para o Haiti, e a MAF esteve lá desde o início, ao lado do povo haitiano e todos podemos fazer para melhorar a situação do sofrimento", diz John Boyd, presidente e CEO da MAF.

Embora o terremoto tenha aparecido em todas as manchetes principais, 2010 foi um ano cheio de desastres para a empobrecida nação caribenha. O Haiti também sofreu com um furacão, com um surto de cólera que já matou cerca de 3.300 pessoas e mais de 100 mil ficaram hospitalizadas, e revoluções políticas que, por vezes sufocam Port-au-Prince e cidades vizinhas.

MAF tem trabalhado no Haiti desde 1986 e tem quatro aeronaves em uma base permanente no aeroporto de Port-au-Prince. Após o terremoto que debilitou a infra-estrutura já fraca do Haiti, MAF fechou parceria com cerca de 60 agências de socorro, transporte de pessoal médico e os trabalhadores humanitários, entregou suprimentos críticos e realizou muitas evacuações de emergência médica. Desde então, tem continuado a voar com provisões, como alimentos, água e suprimentos médicos - incluindo a solução IV - para ajudar a combater o surto de cólera no país.

"Nós recentemente voamos com uma equipe médica e cerca de 900 quilos de solução IV para um hospital em Porto-de-Paix, que estava com falta de pessoal e de equipamento", diz Boyd.

O ministério atende a 16 pistas de pouso e tem um plano adicional para a sua frota para atender à demanda.

Muitos haitianos estão desativados, tendo perdido os membros após ser preso sob os escombros dos edifícios derrubados. Médicos haitianos estão lutando para ganhar a vida com a chegada repentina de serviços gratuitos de saúde e clínicas. E mais de um milhão de pessoas permancem em acampamentos.

Fundada em 1945, a MAF é uma organização cristã que transporta missionários, equipes médicas e suprimentos, realiza um trabalho de ajuda humanitária e conduz as evacuações médicas de emergência em áreas remotas. Em 2010, a MAF transportou 94.961 passageiros e 9,2 milhões de quilos de carga em 33.365 vôos, permitindo o trabalho de mais de mil missões e organizações humanitárias.

MAF também fornece serviços de ensino à distância, bem como serviços de telecomunicações, tais como acesso à Internet via satélite, rádio de alta freqüência, correio eletrônico e outros sistemas sem fio.

veja também