Associação Paulista Central adventista vai liderar Missão Calebe na Albânia

Associação Paulista Central adventista vai liderar Missão Calebe na Albânia

Atualizado: Segunda-feira, 6 Junho de 2011 as 9:36

Uma caravana formada por jovens brasileiros da região central de São Paulo realizará a Missão Calebe, campanha de evangelismo jovem, na Albânia, país europeu situado na península balcânica. A viagem missionária ocorrerá no dia 26 de junho. Durante 22 dias, mais de 30 jovens distribuirão 15 mil exemplares do livro Ainda Existe Esperança, já traduzido para o albanês, língua oficial do país, e visitarão todas as residências de Korce, importante cidade a sudeste da capital, Tirana.

A coordenação da equipe será feita por líderes adventistas da região central de São Paulo. O pastor Alceu Filho, diretor do Ministério Jovem da Associação Paulista Central, sede adventista para esta região do Estado, acompanhará a missão junto com o pastor Oliveiros Ferreira e Elange Ferreira, respectivamente presidente e líder do Ministério da Mulher para este território do principal estado brasileiro.

Segundo o pastor Alceu Filho, os jovens poderão conversar fluentemente em inglês e cumprirão uma rotina que incluirá treinamento, culto e saída para a cidade em missão urbana. Além da distribuição do livro missionário, os evangelistas cumprirão uma agenda de palestras sobre saúde e temas bíblicos e culturais. Também está prevista a execução de ações sociais e comunitárias: verificação de pressão, tipagem sanguínea, atendimento odontológico e aconselhamento familiar.

“Nosso desafio é motivar jovens e fiéis adventistas da região central de São Paulo para que se tornem missionários, em sua vizinhança e também ao redor do mundo”, disse o pastor Alceu Filho. Ele enfatizou que a missão acaba sendo também um ato de gratidão pelos missionários estrangeiros que deixaram seus países e familiares para evangelizar o Brasil. “A nossa grande expectativa é ver jovens que são altamente comprometidos com a missão aqui no Brasil sentirem um desejo ardente para pregar além dos muros da nosso cultura; algo como o sal fora do saleiro”.

O pastor Oliveiros Ferreira atuou como missionário no país entre 1993 e 1997, logo após a queda do comunismo, que durou quase 50 anos. O fruto desse trabalho foi a construção do templo adventista de Korce, que entrou para a história como a primeira igreja evangélica na Albânia.  Dessa comunidade surgiram dois pastores e demais pessoas que também passaram a atuar no ministério.

Com população de cerca de 3 milhões de habitantes – 60% de maioria muçulmana –, a Albânia é uma república parlamentarista que vive a implantação ainda incipiente de um regime democrático comum ao ocidente. O país sofre com problemas econômicos e tenta resolver dificuldades provocadas com os refugiados do Kosovo. Apesar das adversidades, lideranças adventistas na Albânia estão entusiasmadas com o reforço missionário da Igreja brasileira. “Eles vivem a expectativa do antes, do durante e do depois dessa excursão missionária. Deus reserva uma grande colheita para a Albânia”, disse o pastor Oliveiros Ferreira.

veja também