Batistas completam 100 anos de investimento missionário em Portugal

Batistas completam 100 anos de investimento missionário em Portugal

Atualizado: Terça-feira, 5 Julho de 2011 as 11:39

Neste ano, os batistas brasileiros completam 100 anos de investimento missionário em Portugal. Foi na noite de 23 de junho de 1911 que a então Junta de Missões Estrangeiras da Convenção Batista Brasileira – como era denominada a Junta de Missões Mundiais – enviou o casal Pr. João Jorge de Oliveira (português) e Prelidiana Frias (filha de portugueses), que residiam em Pernambuco, para aquele campo europeu.

Na época, a Comissão da CBB recomendou “que as igrejas trabalhassem para levantar 10 mil contos de réis, durante um ano, para esta obra missionária urgente e importantíssima”. Aprovado o parecer, o Presidente da Junta, James J. Taylor, convocou um momento de consagração, com imposição de mãos, dirigido em oração pelo irmão Ernesto Alonso Jackson.

No dia 19 de agosto daquele ano, o Pr. João Jorge de Oliveira substituiu o Pr. Jerónimo de Sousa no pastorado da Igreja Baptista do Porto, hoje chamada de Tabernáculo Baptista. Fundada em 1908, foi a primeira igreja batista de Portugal. O casal missionário deixou suas marcas no pastorado daquela igreja (1911 a 1919). Prelidiana Frias de Oliveira foi a primeira missionária brasileira enviada ao exterior.

Nos primórdios do trabalho batista brasileiro em Portugal, outro nome que deve ser lembrado é o de Antônio Maurício. Ele foi batizado pelo Pr. João Jorge no dia 19 de outubro de 1919, no Rio Pavia. Estudou no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Jnaeiro, e foi consagrado ao pastorado em 11 de setembro de 1919. Antônio Maurício voltou a Portugal onde liderou a PIB do Porto (1920–1934), IB de Leiria (1934–1957) e a IB de Coimbra (1961).

Graças ao compromisso dos batistas brasileiros com a evangelização de Portugal e à tenacidade dos 57 obreiros de Missões Mundiais para lá enviados, a pequenina semente lançada pelo Pr. João Jorge e Prelidiana de Oliveira foi cuidadosamente tratada continua a produzir frutos naquele campo missionário.

SEC homenageia o Centenário do Tabernáculo Batista do Porto

A irmã Ábia Saldanha Figueiredo, Diretora Executiva do Seminário de Educação Cristã (SEC) informa que, na segunda semana de junho, a professora Milzede Barros Albuquerque, Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação daquela instituição, viajou com um grupo de irmãos do Recife para o Porto. Na ocasião, a convite do Pr. Ramos André (pastor português que estudou na capital pernambucana), ela representou o SEC e entregou uma placa comemorativa do centenário daquela igreja.    

veja também