"A Bíblia é o meu maior presente", diz garoto do Vietnã

Apesar da intensa perseguição religiosa no país, missionários têm se arriscado para distribuir Bíblias ilustradas para as famílias ensinarem sobre Jesus a seus filhos.

fonte: Guiame, com informações

Atualizado: Segunda-feira, 19 Agosto de 2019 as 12:04

Crianças estão tendo acesso a Bíblias ilustradas no Vietnã. (Foto: Portas Abertas)
Crianças estão tendo acesso a Bíblias ilustradas no Vietnã. (Foto: Portas Abertas)

John* agora é um adolescente que mora na cidade de Ho Chi Minh (Vietnã), mas ainda consegue se lembrar bem de um presente muito especial que ganhou na infância e foi essencial para o seu futuro.

"Lembro-me de quando eu tinha três ou quatro anos, meu pai me deu uma Bíblia infantil", disse ele. "Lembro-me de ter ficado impressionado com as figuras, mas não sabia ler! Então meu pai leu as histórias para mim".

John foi um dos primeiros no Vietnã a receber uma Bíblia Ilustrada para Crianças, impressa e distribuída com o apoio da Missão Portas Abertas.

Logo que aprendeu a ler, passou a usar seu novo conhecimento para se dedicar à leitura daquele livro cheio de histórias fascinantes que ganhou quando era mais novo. Ler a Bíblia passou a ser sua primeira atividade do dia.

"Todas as manhãs eu acordava e lia a Bíblia. Isso me deu conhecimento da Palavra. Isso me levou a aprender sobre como posso orar, como posso conversar com meus amigos sobre Deus. Meus amigos me perguntavam: 'Que livro é esse? Por que essas figuras são tão bonitas?’ E eu explicava que era a Bíblia, a Palavra de Deus”.

O projeto de impressão e distribuição de Bíblias para Crianças começou no Vietnã em 2006, quando os primeiros Novos Testamentos infantis começaram a ser impressos no país. Os livros ilustrados de cores vivas representaram um novo caminho para as crianças vietnamitas, que passaram a aprender mais sobre Jesus. O livro se tornou uma nova ferramenta usada pelos pais cristãos a ajudarem seus filhos a crescerem na fé.

Em 2009, o Novo Testamento para crianças foi atualizado com a ajuda de pastores, professores de escola bíblica para crianças e pais por todo Vietnã. No ano seguinte, o Antigo e o Novo Testamento foram produzidos em um só livro para formar a Bíblia Ilustrada das Crianças — a primeira desse tipo no Vietnã.

Foi justamente essa edição que ajudou John a conhecer mais sobre a Palavra de Deus — junto com mais de meio milhão de outras crianças desde então.

"É o meu maior presente do meu pai e do Senhor", declara.

Contexto

No Vietnã, os pais cristãos têm dificuldade em encontrar Bíblias infantis ou livros de histórias bíblicas / cristãs para seus filhos. Além disso, distribuir Bíblias pode ser uma atividade perigosa no país, especialmente nas áreas rurais. Aqueles que são vistos evangelizando e distribuindo literatura cristã às vezes são interrogados ou até presos por um curto período de tempo.

Mas, graças à coragem e ao comprometimento dos parceiros da Missão Portas Abertas, ao apoio e às orações de cristãos por todo o mundo, há agora 600.000 exemplares da Bíblia Ilustrada para Crianças já distribuídas no Vietnã.

O Vietnã é país budista e está entre os que mais perseguem cristãos no mundo. A nação está em 20º lugar na Lista Mundial da Perseguição de 2019 da Portas Abertas. A forte influência do budismo acarreta em perseguição e violência contra cristãos.

*Nome fictício em razão da segurança da pessoa citada

veja também