Bloco de campanha do Inca destaca a importância da doação de sangue

Bloco de campanha do Inca destaca a importância da doação de sangue

Atualizado: Segunda-feira, 28 Fevereiro de 2011 as 2:16

O Bloco da Solidariedade, da campanha carnavalesca de doação de sangue do Inca está se apresentando, na manhã desta segunda-feira, na Estação Carioca do Metrô. O Inca chama a atenção para a importância da doação de sangue na época do carnaval, quando o estoque do instituto fica reduzido quese pela metade com a queda do número de doadores. A meta deste ano é obter 450 doações de sangue durante a campanha, que vai até 4 de março.

A apresentação conta com o dançarino Carlinhos de Jesus e a bailarina Ana Botafogo, padrinhos da campanha, além do mestre-sala da Beija-Flor, Claudinho, a porta-bandeira, Selminha Sorriso, e passistas, funcionários e acompanhantes de pacientes do Inca.

O enredo "Tá na hora de doar" foi criado por Clovis Pê e Gilson Bernini e foi composto especialmente para a campanha. Após chamarem a população para doar, a letra lembra que doar o sangue é um gesto de amor.

Depois dos hospitais de emergência, o Inca é a unidade pública de maior movimento de pacientes no Rio. Além das cirurgias, os pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico e os que têm leucemia necessitam de transfusões de sangue regularmente. Para atender a demanda, o Instituto precisa de 1.600 doadores por mês.

Para doar, não é preciso em jejum. Basta evitar alimentos gordurosos, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50Kg e estar bem de saúde. O banco de sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha 23 e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e, aos sábados, das 8h às 12h.

veja também