Carreta da Saúde irá atender comunidade carente em São Paulo

Carreta da Saúde irá atender comunidade carente em São Paulo

Atualizado: Quinta-feira, 16 Dezembro de 2010 as 1:08

Entre os dias 17, 18 e 19 de dezembro, a comunidade carente da região de Campo Limpo irá receber atendimento de saúde especializado do Projeto Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde), mais conhecido como a Carreta da Saúde. Esta ação irá atender a demanda reprimida do SUS, pessoas que estão na fila de espera aguardando por uma oportunidade de realizar exames ou consultas. Entre os procedimentos realizados estarão: oftalmologia – consultas; gastroenterologia – realização de endoscopia digestiva e consulta; cardiologia – com eletrocardiograma e ecocardiograma; ultrassonografia; orientação sobre câncer de mama; mensuração de pressão e índice glicêmico; e exames de alta complexidade.

“Estamos atravessando muitas fronteiras e investindo cada vez mais em tecnologia na medicina para levar um atendimento médico de excelência para as pessoas que mais precisam. Dispomos de uma equipe de profissionais gabaritados para atender até dez especialidades médicas, levando carinho, segurança e saúde aos pacientes”, explica o idealizador do Projeto Cies, Roberto Kikawa.

  A Carreta da Saúde tem 15 metros de comprimento e é dotada de um sistema automatizado que permite abrí-la nas suas duas laterais, perfazendo uma área de aproximadamente 100m². São quatro salas de atendimento climatizadas e com equipamentos diagnósticos de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas amplas áreas de espera. Possui capacidade para 3.000 atendimentos/mês em dez diferentes especialidades médicas, e viaja pelo país atendendo a população carente.

  Em dois anos de atuação, 15 mil pessoas foram atendidas; 40 mil procedimentos realizados; 560 pessoas treinadas em atendimento de saúde; 30 famílias são atendidas periodicamente em hospice care e cinco ONG´s foram beneficiadas. Recentemente, Dr. Kikawa recebeu o prêmio de Empreendedor Social 2010 da Fundação Schwab, promovido em 14 países, que certifica projetos que comprovam inovação, sustentabilidade e impacto social em todo o mundo.  

Serviço: Projeto CIES – Centro de Integração Educação e Saúde Quando: 17 a 19 de dezembro de 2010 Hora: das 8h às 17h Onde: Rua Antônio Amaral Ferreira, 177- Sacolão das Artes  

Sobre o Projeto CIES A Associação Beneficente Ebenézer desenvolveu um projeto inovador de modelo autossustentável de saúde integrada à educação, destinado à população com participação de todos os setores da sociedade: governo, empresários e a própria comunidade atendida (parceria público-privada), denominado Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde).  Para isto, um dos fundadores desta Associação, o médico Roberto Kikawa idealizou um centro médico móvel avançado e tecnológico adaptado a uma carreta, cuja construção só foi possível com apoio da iniciativa privada composta por um grupo de profissionais liberais (engenheiros, advogado, contadores, médicos) e pequenos empresários aliados a Olympus, Philips, Engemet e APR Seguros. Acesse www.projetocies.com.br  

veja também