Casa da União promove o "Dia do Bem" para a sociedade cuiabana

Casa da União promove o "Dia do Bem" para a sociedade cuiabana

Atualizado: Sexta-feira, 25 Março de 2011 as 9:39

A Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá, será palco de ações beneficentes neste sábado (26). O evento, batizado de “Dia do Bem”, é uma realização da Casa da União Santa Luzia, instituição filantrópica localizada na capital de Mato Grosso.

Apresentações artísticas, oficinas, aconselhamentos em saúde, oportunidades de capacitação e serviços sociais fazem parte da programação do evento, que será realizado de 8h às 16h.

O Dia do Bem nasceu de uma iniciativa voluntária de instituições beneficentes dos estados do Amapá e Pará, onde ganhou notoriedade e alcançou a beneficência de todas as Casas da União no Brasil. A ação, que já se repete há alguns anos nos dois estados com parceiros públicos, privados e ampla cobertura da mídia, ganhou uma data especial, 26 de março, que será o dia onde instituições beneficentes de todo o Brasil e também do exterior desenvolverão inúmeras atividades nas mais diversas áreas.

 Em Cuiabá, o Dia do Bem será na Praça Alencastro e oferecerá serviços gratuitos a toda população. “Temos parcerias confirmadas com a Secretaria de Saúde, o Hemocentro, o INSS, a SETECS, a FIEMT (com o projeto SESI Cozinha Brasil), Assembleia Legislativa (AL-MT) e outros. Estamos muito animados e dispostos a fazer o bem”, disse o presidente da Casa da União Santa Luzia (CUSL), Laerte Ferreira. A CUSL também promove o Festival das Flores de Cuiabá, evento beneficente que arrecada recursos para as atividades sociais desenvolvidas em Cuiabá. Este ano o Festival está confirmado para iniciar em 26 de maio.

 A programação do Dia do Bem terá emissão de documentos como Carteiras de identidade (até 350 unidades), de trabalho e de pescador (30 unidades); 2ª via das Certidões de casamento, nascimento e óbito, boletim de ocorrência, programas e orientações de saúde para combate à dengue, prevenção à hipertensão arterial e à hanseníase, além das orientações sobre Direito do Consumidor, meio ambiente, trânsito e Previdência Social (INSS).

 A FIEMT desloca o seu projeto Cozinha Brasil (que já é parceiro da CUSL nos bairros) para oferecer minicursos e degustações. A Assembleia Legislativa estará presente com ações voltadas para educação ambiental, recolhendo caixas vazias de tetrapak  (leite, sucos e etc.), pilhas, baterias de celular e óleo de cozinha usado para reutilização na produção de tintas (parceria com a Maxvinil). Dentro desta abordagem ambiental, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico participará dos trabalhos, tirando as dúvidas dos cidadãos em relação à reciclagem e meio ambiente.

 Além disso, a Praça Alencastro também ganhará muita alegria com teatro de bonecos, capoeira, maracatu, e apresentações musicais. Os participantes poderão cortar o cabelo, fazer minioficinas de pintura corporal, de brinquedos de sucata e dobraduras.

A unidade móvel do Hemocentro participará do evento para cadastrar doadores de medula óssea e receber doadores para reposição do banco de sangue, que têm aumento de demanda no período pós-carnaval.

veja também