Colômbia: Pastores são ameaçados; agência pede que governo proteja cristãos

Colômbia: Pastores são ameaçados; agência pede que governo proteja cristãos

Atualizado: Sexta-feira, 9 Outubro de 2009 as 12

A Christian Solidarity Worldwide (CSW) está fazendo um apelo urgente para o governo colombiano, para que ele garanta a segurança dos civis e dos líderes da sociedade em uma área de cultivo de coca, na região sul de Córdoba.

Esse apelo foi feito após o assassinato de um pastor protestante no dia 6 de setembro e o ataque e tentativa de sequestro a outro pastor no dia 21 de setembro.

Uma equipe da CSW voltou recentemente de uma visita à região onde conheceram a viúva do pastor Rafael Velasquez e outros líderes de igreja que têm sofrido ameaças de grupos armados nos últimos meses.

O grupo está muito preocupado pela segurança de um pastor, que foi vítima de um ataque e tentativa de seqüestro algumas horas após contar para a equipe da CSW que estava recendo diversas ameaças de grupos armados. O pastor conseguiu escapar e está escondido.

Tina Lambert, uma das diretoras da CSW, disse: ''Estamos muito preocupados com a população no sul de Córdoba, particularmente com os líderes de igrejas que parecem ser o principal alvo dos grupos paramilitares. A região está no limite de uma crise humanitária, e pedimos que o governo colombiano faça todas as tentativas para garantir a segurança das comunidades e investigue os assassinatos e ameaças contra os líderes de igrejas na região. Pedimos também para que a União Europeia e os Estados Unidos monitorem essa situação de perto''.

veja também