Coluna Cristiane Cajaíba - Líderes formados. Tarefa cumprida!

Coluna Cristiane Cajaíba - Líderes formados. Tarefa cumprida!

Atualizado: Terça-feira, 28 Outubro de 2008 as 12

 Líderes formados. Tarefa cumprida!

"Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas".  - Isaías 54:3

Enfim, a Escola de Treinamento e Discipulado, a Eted, chegou ao fim. Esta escola tem como finalidade formar pessoas dispostas a ouvir o 'Ide" do nosso Senhor Jesus e também é a porta de entrada para nossa missão Jocum. Este foi o desafio que Deus me deu esse ano: direcionar esta escola.  Confesso que não foi uma tarefa fácil, mas cada dia sentia a graça renovadora do Senhor me dando estratégias e me ajudando a treinar vidas. E, para glória de Deus, não estava sozinha nesta tarefa, contei com a ajuda dos líderes da base, como também de outros obreiros da missão, como discipuladores.

Nossa escola teve como foco  ter líderes refletindo o cárater de Deus, pois sabemos que a necessidade maior do povo cristão moçambicano é de, não apenas ter líderes formados teologicamente, mas principalmente líderes que tenham uma vida santificada e debaixo do temor de Deus para sejam exemplos em sua aldeia e comunidade.

Iniciamos nossas aulas em maio e tivemos três meses de tempo teórico, onde os alunos foram confrontados com aulas como Temor do Senhor, Como Ouvir a Voz de Deus, Homilética, Batalha Espiritual, Liderança, Religiões Tradicionais e outras. Em cada semana de aula podíamos observar o crescimento dos alunos e a vontade que crescia em seus corações de servir a Deus. Além das aulas, também tínhamos discipulado um a um, discipulados em grupos, dinâmicas de aperfeiçoamento, teatro e danças.

Ficamos dois meses no que chamamos de "prático". No primeiro mês, fomos para a província de Manica, na cidade de Chimoio, e trabalhamos com a Igreja Missão de Cristo Jesus em Moçambique. Foi um trabalho muito produtivo, pois ajudamos no evangelismo, discipulados, cultos, pregações e estudos na igreja, trabalho com crianças e também apresentamos teatro e danças ao ar livre, o que atraia muitas pessoas e era uma arma usada para saquear o inferno. E não atuamos apenas na cidade de Chimoio. Também fizemos trabalhos evangelísticos nas cidades de Vanduzi, Amatongas e Morubala (província de Zambezia).  

No segundo mês, voltamos para a província de Sofala e ficamos na cidade da Beira, com um trabalho um pouco diferente. Ajudamos no Centro Casa Re-om, um orfanato que abriga cerca de 75 meninos com idades entre cinco e 17 anos, com filmes evangélicos, brincadeiras e reforço escolar. Também ajudamos nas construções das casas que estão sendo reformados no centro. Foi um tempo muito bom para mim, aprendi muito a lidar com crianças e Deus colocou um amor muito grande por elas. Também ajudamos no fortalecimento de uma igreja que começou seu trabalho, há pouco tempo, no mesmo bairro onde havia o centro, no bairro de Nhamizua, com evangelismo, discipulados e estudos na igreja.

Encerramos nossa Eted, no último dia 10 e outubro. Foi um dia de muita alegria, uma conquista para cada um dos sete alunos, que experimentaram o agir de Deus nesse periodo e a forma com que podem ser usados para o engrandecimento do Reino.

Tarefa cumprida!!! Deus é fiel e sei que sem Ele nada podíamos fazer. Agradeço pela sua oração, contribuição e por ter estado conosco nesse tempo. Sei que a recompensa cabe apenas ao nosso Pai dar.

Um grande abraço a todos!!!

Cristiane Cajaíba é teóloga e missionária. Serve ao Senhor em Dondo, Moçambique, pela JOCUM.

Contatos: Tel.: (0258) 23 950012, Cel: (0258) 827719069.

Contribuições: Banco Bradesco - Agência: 2224-1 -  Conta Poupança 1010851-9.Email: [email protected]  

veja também