Coluna - Jailson Serpa:"Missões: nasceu no coração de Deus"

Coluna - Jailson Serpa:"Missões: nasceu no coração de Deus"

Atualizado: Quarta-feira, 17 Setembro de 2008 as 12

Coluna - Jailson Serpa

"Missões: nasceu no coração de Deus"

É o que ouço desde meus primeiros passos na vida cristã.

Diante desta realidade me permito perguntar-me: missões já nasceu em meu coração ?

O que nos impulsiona a realizar a obra missionária é a consciência que temos de que missões esta no coração de Deus e que por isso devemos realizá-la ( MT. 28.19,20 ).

Ou  somos motivados por missões que esta em nosso coração ?

A consciência de que missões esta no coração de Deus deve nos conduzir à uma abertura proporcionando o nascimento desta tarefa em nosso coração.

Antes porém de caminharmos na direção da pregação desta mensagem, devemos caminhar em direção ao nosso coração, não somente agora, revermos nossas reais motivações, mas nossa vida de mensageiros, pois disso depende a eficácia da mensagem que pregamos na vida dos ouvintes.

E nesta caminhada devemos :

O caráter do mensageiro

"O caráter vai além da habilidade. Neste processo de plantação de igrejas torna-se necessário existir um equilíbrio entre capacitação e caráter".

O conhecimento não faz o missionário. Precisamos entender que o caráter do mensageiro não define a comunicação da mensagem mas facilita a sua compreensão.

Baseado em experiências, vejamos os fatores que cooperam para a boa comunicação de evangelho entre um povo:

Habilidade de falar o dialeto local; Entendimento e respeito da cultura,costumes da vida do povo; Envolvimento social com a comunidade, sendo aceito e aceitando-a. Foi perguntado a um povo o porquê ele parava e escutava a mensagem da Palavra de Deus. "O ponto mais importante para nosso povo parar para ouvi-lo é porque você sempre sorri quando nos vê, parando para nos cumprimentar e sempre alegre em nos escutar", "caráter  é mais importante que habilidade".

William Davis tentando fazer-nos a diferenciar entre a ilusão do palco e a realidade da vida compara caráter e reputação quando diz: "as circunstâncias nas quais você vive determinam sua reputação; a verdade na qual você crê, determina o seu caráter.

Reputação é o que pensam a seu respeito:

Caráter é aquilo que você é".

Reputação é a fotografia

Caráter é a face;

Reputação fará de você rico ou pobre;

Caráter fará de você feliz ou infeliz;

Reputação é o que os homens dizem a seu respeito no dia do seu funeral;

Caráter é o que os anjos dizem de você perante o trono de Deus;

Perante o grande desafio que ainda temos perante nós ao redor do mundo creio que missiólogos nos mostrarão o caminho, mas apenas homens cheios do Espírito santo alcançarão a terra."

1. A IGREJA

1.1 No investimento

Consciente de sua responsabilidade e missão, a igreja vive em função do cumprimento da ordem de Jesus de fazer discípulos e muitas delas estabelece seus programas, projetos de discipulados interno, porém  ela sabe que não pode e não deve ficar somente em Jerusalém e envia ao campo seu missionário (muitas através de uma agência missionária ).

1.2. O ENVIADO

A responsabilidade do enviado

 "Se há uma carreira que exige muito mais do que qualquer outra, esta é a carreira de missionário. Não basta ser bom, é preciso ser o melhor em todos os aspectos.

Só pela graça e misericórdia de Deus que o missionário ousa apresentar-se para ir ao encontro dos povos com o objetivo de evangelizá-los. Existem requisitos e qualidades fundamentais à realização desta obra:

Lendo um editorial escrito por aquele que chamado de senhor missões, PR. Waldemiro Tymchak, ele dizia acerca das  características de um missionário:

1.2.1. Ser enviado pelo Espírito.

Sendo enviado pelo Espírito, o missionário enfrenta todas as dificuldades consciente de que não esta só.

1.2.2.Sentir-se compadecido pelos perdidos

O missionário deve compadecer-se dos que estão nas trevas do pecado e trabalhar com amor para levá-los à luz de Cristo;

1.2.3.Ser multiplicador de resultados

O tempo em que o obreiro fazia tudo sozinho ficou para trás: é preciso trabalhar em equipe;                                                                                                                                                  

1.2.4. Ter amor pelos nacionais

O missionário deve identificar-se com o povo de seu campo e amá-lo. É proibido criticar e menosprezar a cultura, o povo ou os pais;

1.2.5.Ter aptidão para ensinar

O missionário deve ensinar as escrituras... Paulo passou três anos na região da Arábia. Não há dúvida de que esse tempo foi empregado na comunhão com Deus e no estudo de sua Palavra;

1.2.6. Ter disposição para pagar o preço.

O missionário enfrentara dores, tempestades ,solidão, desânimo e tentação do inimigo a fim de desviá-lo do caminho. O preço é alto e só pode ser pago com a graça e o poder de Deus.

Jailson Serpa Pereira é pastor, bacharel em teologia e missionário. Esteve entre os muçulmanos (no Senegal) por sete anos, trabalhando com plantação de igrejas. Foi estrategista e orientador pastoral da JMM (Junta de Missões Mundiais) no oeste africano. Atualmente, é representante da JMM no nordeste brasileiro.

veja também