Coluna Sandro Colnago

Coluna Sandro Colnago

Atualizado: Sexta-feira, 16 Maio de 2008 as 12

O Povo Jovem é o Desafio!

 

Acabei de visitar nossa equipe de missionários que vive no Peru, em San Juan de Lurigancho. Este local é conhecido como um dos cinturões mais pobres da América Latina com suas mais de 1.200.000 (hum milhão e duzentas mil pessoas).

Um informação que achei bem interessante é que 80% desta população é menor de 40 anos de idade. Este local nasceu da migração de pessoas que saíram da zona rural e foram para a cidade.

Outro fato interessante é que há mais de 20 anos não chove,  pelo menos uma vez por mês tem tremor de terra e, de tempos em tempos, um terremoto.

Estas pessoas vivem na sua maioria nos morros, porque este local é cercado de morros. Então, como no Rio de Janeiro, a população resolveu fazer suas comunidades carentes neles. A todo momento está começando uma comunidade carente em algum morro. Este local está ficando mais que superlotado.

É uma região desértica, onde não se vê quase nada de verde, muita poeira, céu cinza e noite sem estrelas na maioria das vezes.

Em meio a tudo isto, estamos com uma equipe de missionários pregando a palavra de Deus e aplicando os princípios de desenvolvimento comunitário. Esta tem sido nossa estratégia. Como em São Paulo temos trabalhado nas comunidades carentes com desenvolvimento comunitário, estamos reproduzindo aquilo que já fazemos por aqui. De uma maneira bem contextualizada, estamos nos envolvendo com as comunidades e assim não tem jeito de não nos envolvermos com os jovens que são a maioria.

Nosso objetivo é investir nesta juventude para desenvolver neles a liderança para que possam dar seguimento ao trabalho. Eles é que vão liderar todo o trabalho e nada melhor que assumir e dar a própria forma ao desenvolvimento comunitário.

Alfabetização de adultos, inclusão digital, escola de futebol, escola profissionalizante, ambulatório médico e creche são alguns alvos para a comunidade. Assim, pregamos o evangelho e vemos a transformação das pessoas e da realidade da comunidade.

Este povo jovem está conhecendo a Deus e fazendo com que Ele seja conhecido. Desta forma, o reino entre nós tem chegado a esta nova geração que está sendo desafiada a alcançar seu próximo.

Incrivel é a transformação! Mesmo vivendo em comunidade carentes, estes jovens já começam a falar e a orar sobre as nações que como eles precisam de ajuda, tanto entre eles em San Juan de Lurigancho, como nos confins da terra.

Este é o desafio!

Sandro Colnago é pastor e diretor Jocum em São Paulo. Desenvolve seu ministério com missões urbanas e tem organizado impactos evangelísticos onde leva centenas de jovens a se envolverem com missões. Casado com Tânia, tem um filho chamado Filipe.

veja também