Como se tornar um voluntário?

Como se tornar um voluntário?

Atualizado: Quarta-feira, 5 Agosto de 2009 as 12

1º - Constate a existência legal

Verifique se a instituição possui cadastro no Conselho Municipal de Assistência Social. O registro junto a este órgão comprova a existência oficial perante as autoridades.

2º - Visite a instituição

Visite a instituição que pretende ajudar para conhecer melhor o trabalho e verificar as áreas que precisam de ajuda. Ao fazer sua escolha,  analise onde fica a sede da instituição para que a distância entre a instituição e a sua casa não venha prejudicar posteriormente o trabalho voluntário. Se você não tem idéia da instituição com o qual deseja colaborar, confira aqui a lista de inúmeras instituições que precisam de voluntários.

3º - Trabalhe no que você gosta

As Ong´s precisam de voluntários que possam ser úteis, por isso procure fazer as coisas que você sabe e gosta. Caso suas habilidades não venha ao encontro do tipo de ajuda que a instiuição necessita, inove. Faça sua proposta para o trabalho voluntário no local. Crie algo que concilie a sua habilidade com o tipo de trabalho social prestado pela instituição.

4º - Saiba conciliar seu tempo disponível

Utilize seu tempo livre não apenas para prestar serviços voluntários mas, também para curtir seus amigos, sua família etc. Algumas pessoas se vêem na obrigação de dedicar todo seu tempo livre ao trabalho voluntário. É preciso que haja equilíbrio e que você sinta realmente prazer e disposição quando estiver trabalhando voluntariamente.

5º - Começou, termine

Ao tomar sua decisão por tornar-se um voluntário , permaneça na instituição até que o trabalho prestado por você seja concluído.

Com o passar do tempo, você verá o quanto a sua pequena parcela de contribuição que somada a outras pequenas parcelas fizeram a diferença na vida de muitos e comprovará que você também foi responsável por algo que ajudou a construir.

Ingrid Cicca

veja também