Como traduzir a Bíblia para indígenas?

Como traduzir a Bíblia para indígenas?

Atualizado: Segunda-feira, 6 Abril de 2009 as 12

O processo de tradução do texto bíblico para esses idiomas indígenas é bastante complexo. Em geral, a língua indígena é ágrafa. Ou seja, não tem representação gráfica. Com isso, as equipes que se envolvem nesse trabalho têm de conviver, durante décadas, diretamente com essa população a fim de aprender e normatizar a língua para qual pretendem traduzir as Escrituras Sagradas. Além disso, eles têm que conhecer a realidade cultural em que está inserida a população, para buscar dentro da língua formas de explicar o conteúdo das Escrituras.

Criador antigo Aquele que nos fez O que existe eternamente Um herói supernatural moralmente bom Nosso pai verdadeiro Esses são alguns exemplos dos significados encontrados para transmitir o conceito bíblico de Deus a diferentes povos indígenas, de maneira que entendessem sua magnitude dentro do contexto lingüístico e cultural em que vivem.

Além de possibilitar que esses povos tenham acesso às Escrituras Sagradas, o trabalho de tradução da Bíblia para esses idiomas, contribui para a preservação e valorização cultural desse segmento da população.

veja também