Conscientização Missionária: você sabe o que é isso?

Conscientização Missionária: você sabe o que é isso?

Atualizado: Quinta-feira, 26 Março de 2009 as 12

Por Adriana Amorim

Nem sempre cumprir a passagem bíblica de Marcos 16:15 -  "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura", é uma tarefa fácil para a Igreja. É necessário envolvimento da liderança, engajamento e apoio dos membros, e, em alguns casos, vocação. Para relembrar este compromisso de evangelização, existe o Ceifeiros, departamento de conscientização missionária da Assembléia de Deus Belém. Abigail Aquino, encarregada do grupo, explica que o departamento atua como facilitador para missioários e Missões. "Além de incentivarmos a oração, buscamos sempre tirar a igreja da inércia (caso esteja) ou aprimorar o trabalho que já vem sendo desenvolvido [...] Nossa missão é servir, mobilizar e viabilizar ações missionárias nas igrejas e no campo missionário". Ela afirma que o papel da conscientização missionária dá frutos, pois não permite que a Igreja se acomode.

Além de evangelização direta e ação social, o Ceifeiros trabalha na produção de um jornal de conscientização, palestras, além de assistência aos departamentos de missões. Outra atividade é o cuidado integral de missionários.  "Notamos que quando um missionário é enviado a um país, ele se sente muito solitário mesmo em família, em virtude da distância dos parentes, cultura e costumes diferentes. Nossa função é ser o contato deles no Brasil , um ouvido para escutá-los chorar, pés para buscar no Brasil resolver questões burocráticas como documentação, cartões, verificar recebimentos [...] O cuidado integral quer dizer que o missionário pode contar com nossa atenção sempre e integralmente, em todos os sentidos, desde mandar um livro ou remédio para o campo, resolver documentações ou mesmo fazer uma ligação para a família e dizer que eles estão bem e que o terremoto ou desastre não os atingiu. Isso requer tempo e disponibilidade, até mesmo nos feriados e madrugadas, mas é um trabalho animador quando vemos frutos desses missionários", relata Abigail.

Ação Social A coordenadora conta que o trabalho de ação missionária do Ceifeiros é feito de duas a três vezes ao mês. O departamento arma um tenda de atendimento à população e presta serviços de assistência odontológica, jurídica; questões relativas ao INSS; cursos de culinária, pintura e bordado; e cortes de cabelo. "Esse trabalho é feito conjuntamente com a Capelania da CGADB ( convenção geral das Assembléias de Deus no Brasil) [...] Não levamos a tenda em todos devido ao alto custo de manutenção. Por isso, a igreja solicita a tenda e custeia essa manutenção, nós ficamos responsáveis por Mao de obra de profissionais e na organização do evento", explica Abigail.

Projeto Entre os projetos do Ceifeiros, a diretora destaca o do Grupo GIM - Grupo de integração Missionária, que está, a partir deste ano, capacitando jovens que trabalham com teatro para serem mobilizadores de missões, envolvendo outras igrejas e congregações na obra de Deus.

Site em construção: http://www.ceifeirosemchamas.com.br/  

veja também