Cristão sofre 3º ataque de parentes muçulmanos por liderar reuniões de oração na Somália

Mohammad Abdul foi agredido por causa de sua fé. A família do cristão também sofreu agressões físicas e teve a casa destruída.

Fonte: Guiame, com informações de Morning Star NewsAtualizado: terça-feira, 22 de outubro de 2024 às 18:52
Casa de família cristã perseguida na Somália. (Foto: Reprodução/Morning Star News)
Casa de família cristã perseguida na Somália. (Foto: Reprodução/Morning Star News)

Um ex-muçulmano está sendo perseguido pela família radical islâmica após aceitar Jesus na Somália. Enquanto liderava um culto em sua casa, os parentes o agrediram pela terceira vez.

Mohammad Abdul foi agredido em maio, julho e novamente no dia 5 de outubro deste ano. 

Conforme o Morning Star News, o cristão da região de Lower Juba foi surpreendido por quatro parentes muçulmanos que chegaram e esperaram do lado de fora. 

Quando ele saiu, os parentes começaram a questioná-lo: “Por que você está adorando de forma diferente do modo muçulmano? O que há de tão único em sua adoração? Por que você se fecha no quarto quando está orando?”, relatou Abdul ao Morning Star News.

E ele respondeu: “Minha oração é um segredo entre mim e meu Senhor Isa [Jesus], e mais ainda, por que eu deveria orar em público? Esta é apenas uma maneira de agradar aos homens, mas no meu tempo de adoração eu deveria agradar somente a Deus”.

Então, os parentes disseram que ele deveria se juntar aos muçulmanos para o culto islâmico. No entanto, ele contou que havia se convertido à fé cristã e que Cristo era seu Senhor e Salvador.

"Isa, que me salvou e conhece meu coração. Estou feliz, então me deixem em paz", disse ele.

Nesse momento, um dos parentes pulou em cima dele, enquanto outro o atingiu com um objeto e um terceiro deu um tapa em seu rosto. 

Abdul sofreu uma fratura nas mãos, nos dedos e teve cortes no rosto: “Você está trazendo problemas terríveis para si mesmo e sua família”, disse um dos parentes a ele.

“Você pode me bater mais se quiser, mas posso lhe dizer que Isa me salvou. Morrendo ou não, eu vivo para servi-lo”, afirmou Abdul.

Eles o deixaram sangrando enquanto um deles disse: “Já que você ama a Deus, que Ele então o guie pelo caminho certo”.

Agressões e ataques

Em julho, sua esposa o encorajou a liderar um estudo bíblico, oração e louvores em uma estrutura na região. Um mês depois, Abdul estava liderando três grupos de oração e estudo bíblico.

No início de setembro, um parente descobriu sobre os encontros e questionou sua esposa:

“Estou surpreso, o que deu errado com seu marido que está conduzindo orações? Esta é uma maneira diferente de orar, contrária à maneira como os muçulmanos oram”.

Percebendo que estavam em perigo, a mulher contou a Abdul sobre o parente assim que ele terminou de liderar a oração. 

Abdul sobreviveu a um ataque em 5 de maio, onde seus parentes muçulmanos o atacaram com uma faca e o deixaram com um corte profundo na cabeça e a mão quebrada, na região próxima a Kismayo. 

Além disso, os muçulmanos também destruíram sua casa. Com isso, seus sogros levaram sua esposa e filhos enquanto ele realizava um tratamento médico.

Aumento da perseguição 

Tempo depois, Abdul — que aceitou Jesus em março — se uniu à família e foi morar em outra. Porém, no dia 8 de julho, ele também sofreu ferimentos que tiraram sua capacidade de falar.

Na ocasião, os parentes quebraram o tornozelo de sua esposa e espancaram seus filhos. 

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, a constituição da Somália estabelece o islamismo como religião do estado e proíbe a propagação de qualquer outra religião.

Ela também determina que as leis cumpram os princípios da sharia (lei islâmica), sem exceções na aplicação para não muçulmanos.

A pena de morte por apostasia é um aspecto da lei islâmica, conforme as principais escolas de jurisprudência. O grupo extremista Al Shabaab, na Somália, aliado da Al Qaeda, segue essa doutrina.

Desde 2011, o Al Shabaab e seus simpatizantes têm assassinado diversas pessoas fora do norte do Quênia, em resposta à intervenção das forças quenianas, que lideraram uma coalizão africana na Somália devido a ataques terroristas contra turistas e civis na costa do país.

A Somália ficou em 2º lugar na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas de 2024 dos lugares mais difíceis para ser cristão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições