Cristiane Cajaiba - Um ano de conquistas

Cristiane Cajaiba - Um ano de conquistas

Atualizado: Terça-feira, 16 Dezembro de 2008 as 12

Chegamos a mais um final de ano na perspectiva de novos desafios e mudanças. Como a própria palavra diz, renovação de mente, mas não por algo inusitado com toda essa globalização, mas pela Palavra de Deus, que desde tempo mais remoto é eficaz para corrigir e aperfeiçoar.

Aqui, em Moçambique, estamos vivendo a época mais quente do ano. Em dias normais as temperaturas vão até 42o C. Aqui na região central onde vivemos, Sofala, já corremos riscos de secas, e tememos, para o começo do próximo ano, a ocorrência de chuvas torrenciais, enchentes e alagamentos. Mas esperamos em Deus. Que Ele mande a chuva em justa medida.

Apesar das lutas que enfrentamos no dia-a-dia e também das tristezas, com que às vezes temos que nos deparar, como o que aconteceu comigo com a morte de meu pai,  no último dia 26 de novembro, continuamos a seguir caminho. Às vezes parece que não vamos chegar, nos cansamos e, muitas vezes, desanimamos, mas maior é Aquele que nos chamou e sei que Ele é fiel para cumprir sua boa obra em minha vida (Fp 1:6).

Este ano, apesar dos pesares, foi um ano de conquistas. Consegui formar uma equipe de treinamento através da Eted. Os trabalhos voluntários no hospital, tanto na pediatria como agora no atendimento ao adulto, foi muito abençoado, pois sei que Deus me usou como instrumento para que muitos tivessem um atendimento mais humano. Com a igreja aprendi muito mais sobre a cultura, pregando em velórios, sepultamentos, tiras de crianças (quando elas recebem um nome, isso pode acontecer no oitavo dia de nascido como até seis meses), e em convívios (quando a igreja se reúne com outras igrejas, onde é distribuído o famoso "marréu", uma bebida feita da farinha de milho fermentada), e por ai vai. O que me alegra é ver o quanto eles têm sede da Palavra de Deus.

Em 1º de dezembro comemoramos o Dia Internacional da Luta contra a Aids. Como já falei em colunas anteriores, Sofala é uma das províncias onde mais tem aumentado o número de pessoas infectadas com o vírus Hiv/Aids. E isso não é por causa de falta de divulgação, mas de conscientização mesmo. Como fazemos todo ano, participamos da passeata contra a Aids, que acontece aqui em nossa cidade do Dondo, a Jocum também apresentou peças teatrais através do grupo  Gopane ("Tenha Medo") e no  final demos almoço para o grupo Gatv (Grupo de Aconselhamento e Testagem Voluntária), que faz tratamento no hospital e nos acompanhamos, semanalmente, com discipulados e refeições.

No dia 7 deste mês, a Raquel, uma de nossas missionárias, que está voltando para o Brasil, organizou uma festa para nossas crianças do orfanato. Foi uma festa muito bonita, com o tema  "O Circo". Acabei sendo a palhacinha do evento, mas só em ver a alegria em seus rostinhos nos alegrou muito e isso  não tem preço.

Outra coisa boa que me aconteceu esse ano foi o Caetano aparecer na minha vida. Um homem de Deus e que tem estado comigo em todos os momentos. Ficamos noivos no dia 16 de dezembro e vamos nos casar no dia 31 de janeiro de 2009. Estamos certos de que foi Deus que nos uniu e estamos muito felizes.

Motivos de Oração:

Pela minha familia, para que Deus nos console e nos ajude a superar a perda do meu pai;

Pela minha vida ministerial, ano que virão novos desafios, e que eu esteja sempre sensível para ouvir a voz de Deus e fazer sempre Sua vontade;

Pelo meu casamento, para que Deus esteja providenciando todas as coisas e esse dia seja um dia de muita  alegria para nós;

Ore para que o dólar venha estabilizar-se, pois como ele tem subido constantemente para nós estrangeiros não tem sido fácil, pois os saques que fazemos são baseados no dólar para depois ser  transformado na moeda daqui, o metical, e com isso as ofertas que recebemos têm diminuido gradualmente;

Queridos, obrigada mais uma vez, porque sei que durante todo esse ano, tanto nas alegrias, quanto na tristeza, vocês estiveram comigo, segurando a corda por mim. Obrigada pelo carinho, pelas palavras de refrigério, pelo seu cuidado. Sei que só Deus vai poder recompensar cada um.

Desejo a todos vocês um Feliz Natal, onde Cristo esteja sempre presente e um ano novo cheio de novidades Nele.

Um forte abraço com saudades!

Cristiane Cajaíba é teóloga e missionária. Serve ao Senhor em Dondo, Moçambique, pela JOCUM.

Contatos: Tel.: (0258) 23 950012, Cel: (0258) 827719069.

Contribuições: Banco Bradesco - Agência: 2224-1 -  Conta Poupança 1010851-9.Email: [email protected]  

veja também