A Cruz Vermelha em São Paulo vai enviar na manhã desta terça-feira (18) o primeiro caminhão com donativos para a Região Serrana do Rio de Janeiro. O caminhão tem capacidade para transportar até 28 toneladas. A entidade não sabe informar ainda qual será o peso exato da carga que será encaminhada para as vítimas das chuvas da última semana.
A Legião da Boa Vontade (LBV) de São Paulo também vai encaminhar cerca de 25 toneladas ao Rio de Janeiro. A Defesa Civil da capital também recebe donativos, mas o objetivo, por enquanto, é auxiliar as pessoas que estão sofrendo com as enchentes no estado de São Paulo.
De acordo com a gerente de projetos sociais da filial do estado de São Paulo da Cruz Vermelha, Aline Gomes Rosa, a prioridade é encaminhar ao Rio alimentos não perecíveis, produtos para higiene pessoal e material de limpeza. Até a manhã desta segunda-feira, a Cruz Vermelha já havia enviado contribuições para o Jardim Pantanal, na Zona Leste da capital, bairros da Zona Norte, além de das cidades de Franco da Rocha e Mauá, na Grande São Paulo.
Na manhã desta segunda-feira, o movimento foi intenso no posto de arrecadação da Cruz Vermelha em São Paulo, na Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo. Além de donativos, a Cruz Vermelha na capital aceita voluntários para fazer a triagem das doações e para colocá-las nos caminhões. A inscrição é feita na chegada do voluntário ao posto de arrecadação.
A LBV montou um ponto de coleta de donativos na Avenida Rudge, 700, no Bom Retiro (região central) e prioriza a arrecadação de alimentos não perecíveis de pronto-consumo, produtos de higiene pessoal e limpeza.
O indicado é que a pessoa se informe sobre os produtos aceitos em cada ponto de arrecadação. A Cruz Vermelha, por exemplo, não aceita doação de roupas. Os alimentos passam por uma triagem rigorosa. Por isso, devem estar no prazo de validade e estar dentro da embalagem.
O que doar?
Alimentos - Sopas prontas, acholatados, leite (de preferência tipo longa vida), biscoitos, barras de cereal, sopa instantânea e água mineral Produtos de Limpeza - Água sanitária e desinfetante Produtos para higiene pessoal - Escova e pasta de dentes, sabonete e shampoo Roupas - As roupas devem estar limpas e em bom estado de conservação Onde doar
OAB
As 223 subseções da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo em todo o estado recebem os donativos destinados à Cruz Vermelha. A população interessada em ajudar pode doar alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, açúcar e sal, produtos de higiene pessoal, roupas e agasalhos, além de calçados.
Os donativos poderão ser entregues de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Na capital, as doações poderão ser feitas nos seguintes endereços:
Itaquera: Avenida Pires do Rio, 3740
Jabaquara: Rua Afonso Celso, 1.200
Lapa: Rua Afonso Sardinha, 13
Pinheiros: Rua Filinto de Almeida, 42
Santana: Rua Victório Primon, 372
Santo Amaro: Rua Alexandre Dumas, 224
São Miguel Paulista: Rua Ten. Miguel Délia, 114
Tatuapé: Rua Santo Elias, 483
Vila Prudente: Avenida Sapopemba, 4.064
Os endereços das subseções no litoral e no interior de São Paulo podem ser acessados pelo site da OAB-SP.
Centro Cultural São Paulo
O Centro Cultural São Paulo recebe donativos que serão encaminhados às vítimas das chuvas do início deste ano.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso (próximo à estação Vergueiro do Metrô)
Telefone: (11) 3397-4002
Polícia Militar
Todos os batalhões da PM na capital paulista e no interior do estado recebem roupas, lençóis, cobertores, colchonetes, materiais de limpeza e higiene, água potável e remédios.
Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha de São Paulo direciona doações às vítimas das chuvas. As prioridades de doações são alimentos não perecíveis, de fácil consumo e preparação, leite longa vida e itens de higiene pessoal e limpeza, como sabão em pedra, fraldas descartáveis e papel higiênico. Entidade não aceita doações de roupas.
Endereço para entrega:
Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis (próximo ao Aeroporto de Congonhas)
Dias e horários: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Informações: (11) 5056-8667 ou pelo e-mail [email protected]
Defesa Civil
A Defesa Civil recolhe alimentos não perecíveis de pronto consumo, produtos de higiene pessoal e limpeza.
Endereço para entrega: Rua Afonso Pena, 130, no Bom Retiro (região central)
Legião da Boa Vontade
Prioriza a arrecadação de alimentos não perecíveis de pronto-consumo, produtos de higiene pessoal e limpeza.
Endereço para entrega: Avenida Rudge, 700, no Bom Retiro (região central). Posto de arrecadação funciona 24 horas.
Shoppings
Shoppings em São Paulo recebem doações, que serão repassadas para entidades e órgãos públicos responsáveis pela acomodação das vítimas no Rio.
Shopping Metrô Tatuapé - Rua Domingo Agostin, 91. São Paulo/SP. Tel.: (11) 2090-7400
Shopping Metrô Boulevard Tatuapé - Rua Gonçalves Crespo, 78 . São Paulo/SP. Tel.: (11) 2225-7000
Shopping Iguatemi Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232. São Paulo/SP. As doações são feitas na loja do Pão de Açúcar.
Fora da capital
CenterVale Shopping - Av. Deputado Benedito Matarazzo, 9403. Jardim Oswaldo Cruz - São José dos Campos/SP. Tel.: (12) 3924-3000
Taubaté Shopping - Avenida Charles Schneider, 1700, Vila Costa. Taubaté/SP. Tel.: (12) 3634-7999
Bauru Shopping - Rua Henrique Savi 15. Bauru/SP. Tel.: 3366-5000
Esplanada Shopping - Avenida Professora Izoralda Marques Peres, 401, Capolim. Sorocaba/SP. Tel.: (15) 3219-9900
Marília Shopping - Rua dos Tucanarés, 500. Marília/SP. Tel.: (14) 3402-9500
Shopping Center Rio Claro - Avenida Conde Francisco Matarazzo Junior, 205, Jardim Paulista. Rio Claro /SP. Tel.: (19) 3534-3377
Shopping La Plage - Avenida Marechal Deodoro Fonseca, 885. Guarujá/SP. Tel.: (13) 3386-6819
Shopping Pátio Limeira - Rua Carlos Gomes, 1321. Limeira/SP. Tel: (19) 3404-2828
Shopping Praça Da Moça - Rua Manoel da Nóbrega, 712. Diadema/SP. Tel: (11) 4057-8900
Lojas do Grupo Pão de Açúcar
As lojas do Grupo Pão de Açúcar, CompreBem, Extra Supermercado e Hipermercado e Assaí na Grande São Paulo e no Rio de Janeiro estão recebendo doações.
Fundo Social de Solidariedade
Transportadoras que quiserem ajudar levando os produtos arrecadados podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, pelo telefone (11) 2588-5700.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições