Departamento de missões da IASD realiza "Encontro de Música"

Departamento de missões da IASD realiza "Encontro de Música"

Atualizado: Quarta-feira, 30 Junho de 2010 as 11:46

A Missão Sul Maranhense (MSMa) da Igreja Adventista realizou, entre 25 e 27 de junho, seu primeiro Encontro de Música, em Imperatriz. Cantores e diretores de música das igrejas da região tiveram um fim de semana repleto de treinamentos, palestras, oficinas e apresentações musicais. Daniela Freitas, cantora da Igreja Central de Imperatriz disse ter aperfeiçoado seu talento durante o fim de semana. "Canto desde criança, mas aprender técnicas de canto aperfeiçoa o que faço naturalmente. Também as técnicas de aquecimento e preparação da voz são muito importantes", explica Daniela.

A cantora Daniela se refere à palestra da fonoaudióloga Fabrícia Baleeiro, que ofereceu técnicas simples de preparação da voz antes do uso profissional da mesma. Fabrícia falou sobre a utilização da água como hidratante natural e alertou sobre a utilização de remédios caseiros como meios curativos.

Muitos grupos musicais se apresentaram durante o evento: As apresentações da Orquestra Lírio dos Vales, o grupo de mímicas Christ Mime, o coral Proclamai, os grupos Celebrar-te, Inspirar-te, Discípulos e Raízes, além dos solos de participantes do evento. Também a apresentação da campeã maranhense de libras Ávila Samua, inspirou a todos. Na área técnica, palestras foram ministradas pela musicoterapeuta Líliam Ribeiro Lira, pelos músicos Kenyo Marinho e Marcelo Meireles.

Durante as palestras, Marcelo Meireles reforçou a ideia do aperfeiçoamento dos músicos na área técnica. "Não basta cantar bem", diz Meireles, "é preciso conhecer a música, estudar, aperfeiçoar as técnicas".

Uma sabatina foi feita com o palestrante que respondeu com segurança a cada uma das perguntas formuladas pelos participantes do Encontro de Música. Meireles falou sobre a importância de o músico cristão ser crítico quanto às letras das músicas, comuns ao meio evangélico. O músico fez considerações acerca sobre o uso da bateria e palmas, apontando esses recursos como úteis em cultos fora da igreja.

Quase trezentas pessoas participaram do encontro. Segundo a organizadora voluntária do evento, Simone Silva o envolvimento voluntário é o que move a Igreja Adventista. "Foi possível ver o interesse desses líderes em aprender mais e mais. Todos os participantes foram bastante assíduos e envolvidos na programação", disse Simone.

De acordo com o pastor Ivancy Araújo, diretor da área de música da MSMa, esse primeiro encontro foi útil para compreender as necessidades específicas dos líderes de música das igrejas. "Vamos colaborar incentivando e conscientizando os cantores e líderes de música das igrejas a aprenderem música, de forma técnica", explica o pastor.

O Encontro de Música foi encerrado sob o planejamento de novos encontros como esse. "O departamento de Música também vai colaborar trazendo músicos que não venham apenas se apresentar, que venham também ensinar", conclui Araújo.

veja também